Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Audi Allroad Shooting Brake

Tal como acontecera em 2005, quando a Audi apresentou um concept car derivado do actual TT no Salão de Tokio, antes do lançamento da versão coupé, heis que a marca de Ingolstadt repete-se e a revelar as linhas da terceira geração do futuro Audi TT, que será apresentado apenas em Março, no Salão de Genebra. Estas manobras não tira, no entanto, mérito à Audi, em arriscar e lançar um concept que tenta reunir um coupé a uma carrinha, o que resulta num automóvel com um “sex appeal” único, graças à sua aparência, no mínimo, invulgar.

Com 4,2 metros de comprimento, 1,85 de largura e apenas 1,41 de altura, a Audi Allroad Shooting Brake, caso viesse a ser produzida conforme foi apresentada no Salão de Detroit, teria um peso de 1600 kg, fruto da combinação de materiais para a sua construção, como o alumínio e fibra de carbono reforçado (CFRP). Visualmente destaca-se a linguagem e-tron, como a grelha horizontal em alumínio de formato single-frame, os faróis duplos de perfil baixo que tiram partido da tecnologia Matrix LED e as enormes jantes de 19 polegadas de sete braços duplos e cubo central típico de um automóvel desportivo, sendo estas construídas igualmente em CRFP. Para manter a identidade enquanto veículo da gama Allroad, este concept possui uma faixa cinzenta na parte inferior da carroçaria, bem como uma protecção nas cavas das rodas, garantindo assim um aspecto mais robusto, fundamental para a imagem de um veículo de carácter offroad. O interior, tal como já tinha sido apresentado durante a feira de tecnologias de Las Vegas, no início do ano (CES 2014), apresenta um design bastante futurista, sendo o interior predominado pelo novo painel de instrumentos totalmente digital, e pela integração dos comandos do sistema de climatização no centro das saídas de ar centrais.

Híbrido Plug-In

No coração deste modelo encontram-se três unidades de força motriz. Debaixo do capot encontra-se o conhecido 2.0 TFSI do grupo, que neste caso específico oferece 292 cv de potência e 380 Nm de binário máximo. Dentro da caixa de velocidades S tronic de dupla embraiagem encontra-se a segunda motorização, um sistema eléctrico em forma de disco, que debita 54 cv, sendo a combinação destes três elementos associada apenas ao eixo dianteiro. Para o eixo traseiro encontra-se um segundo motor eléctrico, com 116 cv e 270 Nm de binário, sendo que este apenas actua em situações de baixa velocidade, ou em situações onde o piso exija a actuação das quatro rodas motrizes. Para alimentar os motores eléctricos, a Audi recorre a uma bateria de iões de lítio de oito módulos e 8.8 kWh, colocada na bagageira, capaz de garantir carga suficiente para 50 km de autonomia em modo totalmente eléctrico. Utilizando as motorizações em modo combinado, este Allroad Shooting Brake poderá realizar médias impressionantes, sendo o valor anunciado de 1,9 litros por cada 100 km, o equivalente a 45 g/km de emissões de CO2.

Data Lançamento – Sem previsão
Potência – 408 cv
0 – 100 km/h – 4,6 s
Consumo – 1,9 l/100 km

[fancygallery id=”1″ album=”6″]