Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW Série 4 Gran Coupé

A moda dos coupés de quatro portas veio para ficar, e a BMW pretende tornar-se num dos maiores impulsionadores deste formato com a chegada do novo Série 4 Gran Coupé. Aproveitando as sedutoras linhas da versão de duas portas, este novo modelo partilha a mesma plataforma, mantendo assim o mesmo comprimento, largura e distância entre eixos, mas viu a sua altura aumentada em 12 mm, tal como a linha de tejadilho 112 mm mais comprida, o suficiente para garantir um ligeiro aumento de espaço para os seus ocupantes. Também a bagageira viu o seu espaço ampliado, passando agora a comportar 480 litros de capacidade, expansíveis a 1300 litros ao rebater os bancos traseiros. Para um acesso facilitado à mesma, o Série 4 Gran Coupé utilizará, de série, um mecanismo de abertura Smart Opener, que permite abrir e fechar a bagageira através de um simples movimento de pé.

Tal como na versão de duas portas, também o Gran Coupé está disponível em vários níveis de equipamento, como a versão base, uma das três linhas de equipamento disponível (Modern, Sport e Luxury), pacote M Sport para quem procura um ambiente mais desportivo e o exclusivo BMW Individual, que oferece um amplo catálogo de novas cores exteriores, interiores em pele especial e jantes de 19 polegadas de desenho exclusivo. No campo das motorizações, o Série 4 Gran Coupé terá a seu dispor três motorizações a gasolina e duas a diesel, bem mais do que as existentes para o modelo existente. Assim sendo poderá esperar encontrar os blocos de quatro cilindros 420i de 184cv e o 428i de 245cv, estando estes acompanhados pelo seis cilindros em linha do 430i com os seus 306cv. Para as versões diesel existem os dois litros do 418d e 420d, estando estes disponíveis com 143 e 184 cv de potência, respectivamente. Para quem pretenda maior segurança na condução do seu futuro Série 4 Gran Coupé, a BMW colocou à disposição do 420d e 428i o sistema de tracção integral xDrive. De série em todos os modelos encontra-se a caixa manual de seis velocidades, sendo possível optar pela caixa automática Steptronic e Steptronic Sport de oito velocidades. A nível de suspensão existem ainda três soluções, o modelo de série com conjunto de amortecedor e mola, suspensão com regulação electrónica e suspensão desportiva M, com molas e barras estabilizadoras mais rígidas.

Dilema M4?
Embora a lista de motorizações anunciada seja já bastante completa (ainda mais que a versão Coupé), a BMW anunciou que irá lançar duas novas motorizações para o final do ano, embora sem indicar em concreto quais. Os rumores são vários, mas tudo aponta para que as novas motorizações venham a ser um híbrido e um novo M, ou seja, um M4 Gran Coupé. Caso se venha a concretizar esta suspeita, será que ainda faz sentido existir o M3 berlina?

[fancygallery id=”1″ album=”5″]