Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Airbag trama construtores japoneses

O mês de Junho está a ser ingrato para os construtores japoneses de automóveis. Tudo porque a também japonesa Takata, responsável pelo fabrico dos airbags incluídos em muitos modelos Toyota, Nissan, Mazda e Honda, apercebeu-se de um defeito no fabrico do mecanismo pirotécnico responsável pela sua activação, que, na pior das hipóteses, pode causar um incêndio ao deflagrar.

Este defeito levou a que a Toyota, no início deste mês, procedesse a um recall para solucionar esta questão, o que na elevou o número de veículos afectados para mais de 2,2 milhões, depois de um primeiro recall em 2013.

Ainda no decorrer deste mês, Mazda, Honda e Nissan procederam também a uma acção de recall mundial para dar conta desta situação, uma vez que a Takata também é fornecedora dos seus sistemas de airbag. Foram afectados um total de 2,9 milhões de veículos.

Com estes dois novos recalls, o número de airbags defeituosos fabricados pela Takata, o segundo maior construtor mundial de componentes de segurança para automóveis, cresce para os 10,9 milhões ao longo dos últimos cinco anos. E este número pode ainda aumentar, uma vez que a Takata revelou recentemente estar a investigar a possibilidade de novo erro na produção de airbags fornecidos a automóveis Honda, Toyota, Nissan, Mazda, BMW, Chrysler e Ford vendidos nos EUA.