Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford apresenta modelo ultraleve

Como forma de ir ao encontro das necessidades do futuro, em tornar os veículos mais eficientes através da utilização de materiais mais leves, a Ford desenvolveu, em parceria com o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, um Ford Fusion (a base do Mondeo europeu) que viu o seu peso total reduzido em 25%, ou seja, passou dos 1554Kg para uns 1194Kg (menos 360kg), o equivalente a um Ford Fiesta.

Para tal a Ford teve que aplicar materiais utilizados em dispositivos eletrónicos que são conhecidos pela sua resistência e baixo peso, como um vidro endurecido através de acção química, plásticos leves, magnésio e fibra de carbono. Alguns elementos chaves foram substituídos por componentes mais leves, como elementos da carroçaria que passaram a usar o alumínio, e alguns elementos da suspensão dianteira que passaram a ser de composto plástico.

No total, todos os elementos da suspensão passaram a pesar menos 30%, tendo os vidros e os interiores acusado uma diminuição na casa dos 35%, o suficiente para garantir a este modelo consumos (e emissões) significativamente mais baixos, ao mesmo tempo que se melhora o desempenho com as motorizações actuais.

[fancygallery id=”1″ album=”16″]