Secções

Notícias

Ensaios

DesportoNotícias

Conheça o Aquila, o Fórmula 1 da Universidade de Aveiro

Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro acaba de criar o Aquila, um monolugar baseado no estilo de um Fórmula um, que tem como objectivo competir no circuito de Silverstone, durante a Formula Student da Europa.

Depois de terem participado em quatro anos, com um primeiro lugar conquistado em 2008 e um terceiro em 2010, o Aquila pretende repetir a proeza e reconquistar o primeiro lugar entre as equipas europeias que estejam na sua classe (classe II – fase de projecto). Segundo João Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da UA, o objectivo deste trabalho prende-se com a criação de “uma base de projecto e uma estrutura de apoio sólida, que permitam a construção efectiva do Aquila, para dar início a uma nova fase na história do Formuma Student na UA com a participação em Classe I em 2016.”

Projectado inteiramente por alunos da UA, de modo a cumprir todos os rigorosos regulamentos técnicos da competição, o Aquila, que tem cerca de 2,5 metros, possui um chassis tubular, com um inovador sub-chassis adaptável a diferentes grupos motrizes, prevendo a utilização de vários motores oriundos de motociclos desportivos. O Aquila utiliza um sistema de tracção traseira, suspensão com o sistema push-rod e travões de disco às quatro rodas.

A equipa por de trás do Aquila designa-se por Engenius, e é composta maioritariamente por alunos de Engenharia Mecânica, bem como alunos de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, de Design e de Engenharia e Gestão Industrial, estando as portas abertas a outros alunos da instituição que queiram participar. A próxima edição da Formula Student decorrerá em Junho de 2015, mas, neste momento, os estudantes da UA têm já o projecto num estado bastante avançado. Terão, assim, tempo suficiente para preparar atempadamente toda a participação para poderem abrir a garrafa de champagne no mais alto lugar do pódio.

Projeto do Aquila