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Mercedes-Benz apresentou novo AMG-GT

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Foi em plena fábrica da AMG, em Affalterbach, que a Mercedes-Benz apresentou o mais recente membro da família, o segundo modelo desenvolvido de raiz em conjunto com a AMG. Trata-se do novo Mercedes-AMG GT, que foi apresentado mundialmente por Tobias Moers, presidente da AMG, que contou com a presença de Dr. Dieter Zetsche (presidente do grupo Daimler AG), Prof.Dr. Thomas Weber (membro da direcção da Daimler AG e responsável pelo desenvolvimento de veículos), e por Hans-Werner Aufrecht e Erhard Melcher, os fundadores da própria AMG.

A apresentação contou com uma belíssima parada de modelos históricos da AMG, como os sempre impressionantes 300 SEL 6.8 (que conseguiu a segunda posição nas 24h de Spa em 1971), o 300 CE 6.0 AMG “Hammer” (o único coupé equipado com um V8 capaz de superar os 300 km/h em 1988), ou modelos mais recentes como o SL65 AMG Black Series (com 670cv, era o AMG mais potente em 2008) ou o impressionante SLS AMG Electric Drive (o automóvel eléctrico mais potente do mundo, com 751cv e 1000 Nm de binário).

O palco passou de seguida para Tobias Moers, que relevou os impressionantes resultados da AMG, que registou mais de 32 mil veículos vendidos em 2013, e que em 2014 ja contam com mais de 23 mil, estando previsto que ate ao final do ano consigam superar as 40 mil unidades. Este resultado so e possível graças ao empenho de todos os trabalhadores na fabrica, que mantém o lema de “um motor, um homem”, bem como da introdução de novos modelos como o trio A45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG, isto sem esquecer a introdução de novos modelos com sistema 4MATIC e do novo Classe S, o que totaliza em 17 novos modelos.

Porém, o ponto alto da noite foi a chegada do novo Mercedes-AMG GT ao palco, pelas mãos do piloto da equipa Mercedes-AMG na Fórmula 1, Nico Rosberg, que embora com um horário apertado, ainda teve tempo para perguntar a Tobias Moers quando poderia ter um AMG GT como carro de serviço.

Ao longo do dia foi possível conversar de perto com os diversos responsáveis pelo desenvolvimento de vários componentes do AMG-GT, como o motor, o interior, o design, o chassis e toda a estrutura, bem como foi possível assistir a uma demonstração dos testes realizados aos motores durante o seu desenvolvimento num banco de ensaios profissional, tal como foi possível realizar uma visita guiada pela secção da fábrica de motores da AMG, onde estão ja a ser montados os primeiros motores M178, o nome de código do V8 que equipa o novo veículo.

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Destinado a concorrer num segmento bastante complicado, que conta com a presença de um dos maiores ícones da indústria, o Porsche 911, e o recém-chegado Jaguar F-Type Coupé, a vida do AMG-GT não deverá ser fácil, mas os responsáveis da marca confiam no resultado, e na sua herança, que provém do bem-sucedido SLS AMG, que continua a somar vitórias nas mais variadas provas internacionais.

Começando pelo design tipicamente Mercedes, o AMG-GT demonstra ter sido inspirado em modelos clássicos como o SL300, com a presença de uma imponente frente, que resulta não só de uma imagem mais agressiva como para um melhor posicionamento do motor, bem como da melhor distribuição de peso entre os eixos (47% no dianteiro e 53% no traseiro). O chassis utiliza o mesmo princípio que o SLS AMG, como a colocação do motor numa posição central e transmissão colocada no eixo traseiro.

Graças à utilização de alumínio em 93% do corpo, o AMG-GT consegue assim atingir um peso bastante baixo, tendo a versão mais potente um rácio de 3.08 kg/cv. Toda esta estrutura, bem como a forma e disposição da nova motorização permitem uma redução significa no centro de massa, permitindo assim um excelente desempenho dinâmico (anunciado, ainda não foi possível comprovar), também ele em parte devido à solução encontrada para a suspensão, tal como todas as soluções inovadoras que os engenheiros na AMG criaram para os apoios de suspensão, bem como para os apoios de motor e da transmissão (AMG Dynamic Plus), um extra exclusivo para a versão GT S, que através do sistema AMG Chassis Controller (ACC) consegue ajustar em tempo real e de forma automática a actuação de cada apoio, tornando-os mais rígidos ou maleáveis de acordo com o tipo de condução.

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No que toca ao motor em si, a AMG decidiu começar do zero, construindo de raiz um V8 de 4.0 litros de cilindrada, que por sua vez recorre a algumas das tecnologias que estão a ser já utilizadas no 2.0 litros que equipa os brilhantes A45 AMG, CLA 45 AMG e GLA 45 AMG. O resultado é um motor único que recebe dois turbocompressores colocados no centro do banco de cilindros, aproximando assim a localização de todos os componentes relacionados com a admissão e escape, incluindo os catalisadores. A utilização de um sistema de óleo de reservatório em vez da habitual solução de cárter demonstra o empenho da Mercedes-AMG em tornar este motor mais próximo das motorizações de competição, permitindo assim suportar elevadas forças laterais sem que o motor perca o seu desempenho devido a má lubrificação do mesmo, ao mesmo tempo que permite reduzir o tamanho do motor, colocando-o numa posição mais baixa, ideal para garantir uma redução no centro de massa do veículo, optimizando assim o seu comportamento dinâmico.

Disponível em dois níveis de potência, o M178 estará disponível na versão GT com 462cv de potência e um binário máximo de 600Nm entre as 1600 e 5000rpm, estando a versão GT S disponível com 510cv de potência e 650Nm de binário, entre as 1750 e 4750rpm. Como é habitual em qualquer motorização AMG, cada M178 será montado por apenas um engenheiro na fábrica de Affalterbach, cumprindo assim a regra básica da cada, “Um Homem, Um Motor”. Para garantir que a sonoridade deste V8 BiTurbo corresponde ao desejado pelos entusiastas, o Mercedes-AMG GT S está equipado com um escape desportivo AMG Performance (extra na versão GT), que dispõe de flaps ajustáveis electronicamente, que permitem criar diferentes sonoridades de acordo com o modo de condução selecionado no sistema Dynamic Select.

Previstos para chegarem a Portugal já em Janeiro de 2015, o Mercedes-AMG GT deverá ter um preço base a rondar os 150 mil euros, estando a versão mais radical GT S disponível a partir de 175 mil euros.

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