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NASA testa asas maleáveis

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O fluxo aerodinâmico é um dos temas mais importantes no desenvolvimento de novos veículos que tenham que se deslocar, essencialmente por causa da eficiência energética e redução de atrito do ar. A NASA, em conjunto com a ACTE (US AirForce Adaptive Compliant Trailing Edge Project), estão a tentar resolver um dos maiores problemas de fluxo aerodinâmico existente nos aviões, o mecanismo dos flaps das asas, que obrigam a uma quebra de fluxo quando estes não estão alinhamos com o resto da asa.

Para resolver esse problema foi criado um sistema designado de FlexFoil, sendo este sistema uma espécie de composto elástico que permite eliminar as folgas existentes entre a asa e os flaps, permitindo assim criar uma área contínua entre as duas superfícies, independentemente da posição dos flaps. Esta solução permite ainda originar flaps ajustáveis em localizações independentes, permitindo tornar a asa côncava sempre que fosse necessária.

Esta tecnologia poderá ser aplicada nos aviões actuais, permitindo registar uma redução no consumo de combustível entre 4 a 12%, um valor bastante significativo e que permitiria reduzir não só o preço dos bilhetes, como o ruído gerado pelos aviões durante as partidas e aterragens em cerca de 40%.

A NASA irá testar esta tecnologia num Gulfstream III Bussiness, para comprovar a fiabilidade do sistema e registar os ganhos de poupança de consumo de combustível, antes de permitir a utilização da tecnologia nos milhares de aviões comerciais que cruzam os nossos céus todos os dias. Tal como na indústria farmacêutica, a indústria aeronáutica também requer a realização de vários e exaustivos testes antes da tecnologia poder ser aplicada no dia-a-dia.

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