Secções

Notícias

Ensaios

NotíciasProtótipos

Parceria entre BMW e Toyota atinge segunda fase: Criação de concepts

Toyota

A parceria realizada entre a BMW e a Toyota em 2011, para o desenvolvimento de um automóvel desportivo de dimensão média, acaba de chegar à segunda fase, ou seja, a fase da criação dos primeiros concepts. Esta parceria pretende criar dois modelos novos que deverão, no caso da Toyota, recuperar o nome Supra, e no caso da BMW, substituir o actual Z4, embora seja previsto que venha a chamar-se de Z5, como indicação de se tratar de um modelo de segmento superior.

No caso da versão da Toyota, espera-se que este venha a incluir um sistema de tracção às quatro rodas, graças ao recurso de um sistema híbrido de grande eficácia e alto desempenho, estando o BMW Z5 previsto para seguir uma abordagem mais clássica da marca, ou seja, um sistema convencional de tracção traseira.

Segundo uma entrevista dada à Bloomberg, responsáveis da BMW afirmaram que a parceria está ainda em vigor, que já atingiu a fase de criação dos primeiros concepts, e que está tudo a correr de acordo com o calendário estabelecido, ou seja, ambos os modelos deverão ser revelados em 2017, muito embora a Toyota já tenha criado alguma água na boca com o protótipo FT-1, que muitos acreditam ser a base do futuro Supra.