Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Peugeot lança 308GT em Portugal

Peugeot

Portugal tem sido, cada vez mais, palco de inúmeras apresentações internacionais de novos modelos, tendo recentemente recebido a Peugeot, que escolheu a zona de Cascais para dar a conhecer o novo 308 GT. Esta versão, que passa assim a assumir o papel de topo de gama dentro da família 308 (enquanto não chega o 308 R), destaca-se pelos elementos estéticos diferenciadores, pela vasta lista de equipamento de série e por utilizar as motorizações mais potentes da gama, tanto na vertente diesel como gasolina.

Disponível nas versões de cinco portas como carrinha, o 308 GT destaca-se dos restantes 308 pela reduzida distância ao solo (menos 7mm na dianteira e 10mm na traseira), pelos frisos incorporados na parte inferior da carroçaria, pela pintura exclusiva Azul Magnetic, jantes de liga leve de dois tons de 18 polegadas e pela nova frente, que conta com uma grelha com lâminas horizontais cromadas, logótipo GT e novos elementos em LED, como as luzes de mudança de direcção dinâmicos. Atrás temos também um difusor em preto lacado e dupla saída de escape que revela aos outros condutores que este Peugeot não será fácil de acompanhar.

No interior poderá encontrar novos elementos diferenciadores, como a aplicação de pespontos vermelhos não só nos bancos desportivos, como no painel de bordo, painéis das portas, fole da alavanca de velocidades e nos tapetes, existindo ainda os obrigatórios pedais em alumínio, cobertura do tejadilho em antracite, bem como a inclusão de um volante desportivo forrado a pele perfurada.

[fancygallery id=”11″ album=”247″]

Disponível com a motorização a gasolina 1.6 e-THP de 205cv, bem como o diesel 2.0 BlueHDi de 180cv, estes estão disponíveis com uma caixa de velocidades específica para cada modelo, tendo o bloco de gasolina sido escolhido para receber a caixa manual CVM6 de seis velocidades, e o bloco a diesel recebido a caixa automática EAT6 de seis velocidades, tendo esta última sido fortemente melhorada e recebido um sistema de quickshift, que reduz drasticamente os tempos de passagem de caixa, dando a impressão de estarmos perante uma caixa de dupla embraiagem.

Para tirar total partido das características de cada motorização, o 308 GT conta com a presença de um sistema ESP menos interventivo, que pode ser desligado, bem como do sistema Driver Sport Pack, que transforma a iluminação do painel de instrumentos para vermelho, muda o tema do ecrã do sistema de infoentretenimento para vermelho e preto e reproduz no centro do painel de instrumentos um ecrã gráfico com indicação da potência, binário, pressão do turbo e acelerações longitudinais e transversais.

A nível de comportamento, o Driver Sport Pack ajusta a direcção e a resposta do pedal de acelerador para um comportamento mais rápido e desportivo (reduz significativamente o tempo de passagem de mudança na caixa automática EAT6), e activa o sistema de som dinâmico, que reforça o som emitido no habitáculo pelo motor, não sendo possível, no entanto, desligar esta última opção, uma vez que o resultado poderá não ser do agrado de todos.

Disponível a partir de Março, a nova gama GT estará disponível com preços que começam nos €32.310 para o 308GT 1.6 e-THP 205cv, €33.460 para a 308GT SW 1.6 e-THP 205cv, ou se preferir diesel, €39.880 para o 308GT 2.0 BlueHDi 180cv ou €41.030 se optar pela carrinha 308GT SW 2.0 BlueHDi 180cv.

[fancygallery id=”11″ album=”248″]