Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Citröen revela protótipo AirCross

Citroen

Numa altura em que a Citröen celebra a venda de 50 milhões de unidades desde o início da sua história em 1920, a marca francesa decidiu revelar um protótipo de um crossover durante a abertura das portas do Salão Automóvel de Shangai, demonstrando a importância deste mercado para a marca, que já conta com 25% de peso nas suas vendas.

Seguindo a filosofia de design do C4 Cactus, o AirCross Concept pretende transmitir a imagem de simplicidade e utilidade, embora transportado para um tipo de veículo distinto. Assim, em vez dos AirBumps laterais que tanto sucesso têm feito com o C4 Cactus, o AirCross terá os Air Signs e Alloy Bumps como elementos de destaque, sendo estes últimos constituidos por uma estrutura alveolar em mousse de alumínio que servirá para proteger o veículo de impactos laterais.

No interior destaque para a tecnologia, como a utilização de dois ecrãs de 12 polegadas, sendo um deles específico para substituir o painel de instrumentos, mas o segundo é móvel e motorizado, podendo este ser “partilhado” com o passageiro dianteiro, uma vez que estará colocado sobre um rail, servindo assim como centro de infoentretenimento. Se desejar, o condutor poderá unir ambos os ecrãs, fundindo assim o grafismo e as funções de ambos.

No que toca às motorizações, o modelo apresentado utiliza uma motorização Híbrida Plug-In, composta pelo motor 1.6 THP a gasolina de 218cv com um motor eléctrico de 70kW (95cv), garando assim uma potência total de 313cv. Graças ao recurso de baterias de iões de lítio, este modelo poderá percorrer até 50km em modo totalmente eléctrico, ou realizar consumos de apenas 1,7 litros por cada 100km (39g/km de CO2) em modo híbrido.

[fancygallery id=”3″ album=”280″]