Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Goodyear estreia sílica de nova geração no fabrico de pneus mais eficientes

A Goodyear começou a utilizar uma sílica de nova geração, designada por Agilon 400, para aumentar a eficiência dos seus pneus no que diz respeito ao consumo de combustível. Esta nova sílica será utilizada pela primeira vez num pneu do segmento SUV, e cujo lançamento será realizado este mês nos mercados da América Latina, sendo prevista a sua distribuição nos restantes mercados durante o próximo ano.

Há mais de uma década que os investigadores da Goodyear colaboram com a empresa PPG Industries no estudo dos efeitos da sílica tratada quimicamente no desempenho do pneu. O objectivo era melhorar ainda mais a resistência ao rolamento sem que este tenha um efeito prejudicial na tracção em condições de chuva. No novo pneu SUV da Goodyear, nesta sílica de nova geração foi utilizada um novo composto de banda que, unindo a um também novo desenho do mesmo, resulta numa melhoria na resistência ao rolamento e uma melhor tracção em pisos molhados.

A sílica é utilizada como um composto de reforço nas misturas para o rasto do pneu. Em comparação com o negro de carbono, um composto tradicional de reforço para pneus, a sílica reduz a resistência ao rolamento que, por seu lado, leva a uma melhoria na eficiência do combustível do automóvel. Além disso, esta nova sílica (comercializada pela PPG Industries como sílica AGILON® de alto desempenho), demonstrou ter vantagens que também beneficiam o ambiente.

Como é mais fácil ser misturada nos compostos, as fábricas consomem menos energia no processo de produção de pneus e, consequentemente, diminuem as emissões. No seu esforço para criar pneus mais ecológicos, a Goodyear tem estado a explorar as suas opções com a sílica. No ano passado, a Goodyear estabeleceu acordos de fornecimento para comprar sílica resultante da cinza produzida na incineração da casca de arroz.