Secções

Notícias

Ensaios

NotíciasVídeo

Jaguar Land Rover revelam sistema que detecta buracos no asfalto

A Jaguar Land Rover desenvolveram um sistema que permite detectar automaticamente as irregularidades do asfalto, como os buracos, de modo a antecipar a actuação da suspensão do veículo. O modelo eleito para teste deste sistema foi um Range Rover Evoque, que através de um conjunto de sensores e de uma câmara estereoscópica, identifica a localização de buracos, condutas e tampas de esgoto danificadas.

O sistema, após identificar as irregularidades, bem como a sua relevância, consegue ajustar a suspensão, numa questão de milissegundos, de forma a evitar a criação de furos, danos nas rodas ou até mesmo um acidente. Esta tecnologia permitirá, numa fase mais avançada, permitir reduzir automaticamente a velocidade (ou até mesmo parar) caso detecte que o buraco é demasiado grande e não exista a possibilidade de mudar de faixa de rodagem.

Este sistema permite ainda, através de uma ligação de dados, partilhar a informação recolhida pelo sistema através de uma “cloud” proprietária, avisando assim poucos condutores que estejam a circular nas proximidades. Este sistema poderá ainda enviar relatórios às autoridades rodoviárias, indicando a necessidade de reparação dos danos no local.