Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Tesla testa solução que converte passos de peões no passeio em energia

A Tesla encontra-se a desenvolver, em conjunto com a Pavegen, uma solução que permite converter os passos dos peões nos passeios em energia eléctrica, aproveitando a energia cinética dos mesmos. Esta solução será particularmente útil em situações onde não existam postos de carregamento nas redondezas, desde que existam bastante pessoas a circular nos passeios.

Esta solução, desenvolvida originalmente pela Pavegen, é composta por uma espécie de tapete que converte os passos de pessoas em energia, ao mesmo tempo que cria dados em tempo real para análise. Para revelar a eficiência do projecto, a Tesla forneceu uma viatura, que foi colocado em Oxford Street, juntamente com alguns tapetes, tendo sido demonstrado que a bateria estava a ser carregada através deste sistema.

Porém, esta tecnologia ainda está a dar os seus primeiros passos, daí que Laurence Kemball-Cook, CEO e fundador da Pavegen, foram necessárias atingir as centenas de milhares de passos para se conseguir gerar energia suficiente para 20 minutos de autonomia no Tesla Model S, sendo espectável que a eficiência do sistema melhore à medida que a tecnologia vai evoluindo.