6 comentários

Honda oficializa nova Africa Twin

por em 24 Julho, 2015
 

A lenda está de volta, desta vez com maior cilindrada, muita tecnologia e uma eficaz caixa automática de dupla embraiagem. Prevista para chegar aos principais mercados europeus no final do ano, a nova CRF1000L Africa Twin espera assim voltar a cativar quem procura uma moto com um fantástico equilíbrio entre capacidade de utilização, postura e maneabilidade, tanto na estrada como em todo-o-terreno.

Usando a lendária XRV750 Africa Twin original como inspiração, a Honda optou pela utilização de um motor de 1000 cc de dois cilindros paralelos e quatro válvulas por cilindro. Com uma entrega de potência (94cv) e binário (98Nm) forte e linear, este bloco garante uma resposta instantânea em toda a gama de rotação, sendo esta acompanhada por uma sonoridade gratificante, que melhora à medida que sobe o ritmo de andamento, conferindo-lhe assim uma personalidade única.

A reduzida altura do motor contribui para a excelente altura ao solo da nova Africa Twin, estando os restantes componentes dispostos de forma inteligente para contribuir, de forma positiva, para o comportamento dinâmico e para a estética da mota. Temos portanto soluções como uma bomba de água alojada no cárter da embraiagem, permitindo assim reduzir as dimensões do motor.

Este motor vem acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades, de dimensões e peso reduzido, existindo em opcional a transmissão de dupla embraiagem (DCT), que mantém as mesmas dimensões do modelo manual, mas dispõe de diversos modos de condução, o D automático, S automático desportivo (com três padrões de mudanças S1, S2 e S3) e o modo manual, que permite ao condutor engrenar as mudanças através dos botões no punho esquerdo. Por se tratar de um modelo aventureiro, existe o botão G, que activa o modo Off-Road e melhora a tracção e controlo da moto.

Juntamente com o motor e a transmissão, a nova Africa Twin destaca-se pelo uso de um quadro rígido mas leve, com o berço do motor semi-duplo em aço, reforçando a aparência (e desempenho) de uma verdadeira mota off-road. À frente destaca-se a forquilha investida Showa de longo curso, com afinação total e duas pinças de travão Nissin de quatro êmbolos e montagem radial, com discos ondulados flutuantes de 310mm. Atrás temos um amortecedor Showa com afinação hidráulica da pré-carga da mola.

Para as rodas, a Honda optou por jantes de raios com 21 polegadas e pneus 90/90-21 à frente e 18 polegadas e 150/70-18 atrás. como forma de manter alguns elementos característicos do modelo original, a nova Africa Twin utiliza um farol duplo à frente, altura do banco regulável em 20mm (entre 870 ou 850mm) e utilização de um grande depósito de combustível de 18,8 litros (que permite autonomia de 400km). A nova Honda CRF1000L Africa Twin estará disponível em três versões (STD, ABS e DCT), quatro esquemas de cores (CRF Rally, Tricolor, Cinza prata e Preto) com preços que começam nos 12.100 euros (valor sem despesas de documentação e preparação).

Este slideshow necessita de JavaScript.

comentários
 
Deixe um comentário

 

Deixe uma resposta