Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz investe para reduzir custos de produção

O grupo Daimler, onde está inserida a Mercedes-Benz, está a investir milhões de euros para tornar todo o processo de fabrico de viaturas mais eficiente. Esta medida pretende reduzir em 20% os custos de produção da maioria dos componentes fabricados na Europa, uma vez que estes são posteriormente exportados para as novas fábricas do grupo na Ásia e América, que têm contribuído para o crescimento significativo nas vendas globais da marca, que superaram as 900.000 de unidades no primeiro semestre do ano.

A reorganização na cadeia de peças está a ser liderada por Markus Schaefer, que ajudou a desenvolver um novo centro de gestão de componentes que custou 90 milhões de euros que deverá ser replicado na China e nos EUA, uma vez que algumas fábricas têm custos de fornecimento superiores aos da própria produção de viaturas.

No campo das fábricas, é esperada a introdução de novos robots não-tripulados para o transporte de todos os componentes necessários ao longo das linhas de montagem das mais de 30 viaturas produzidas pelo grupo nas diversas unidades fabris. Com esta reorganização, que deverá reduzir os custos de produção em 20%, a Mercedes-Benz espera assim aumentar a sua margem de lucro, que ficou nos 9,4% durante o primeiro semestre de 2015, ligeiramente abaixo dos 9,5% da BMW e 9,7% da Audi.