Secções

Notícias

Ensaios

Apresentações

Toyota apresenta novo Auris em Bruxelas

Foi nos arredores da capital da Bélgica que a Toyota levou uma enorme comitiva de jornalistas portugueses para que todos pudessem ter a oportunidade de conhecer a nova geração Auris. Com uma história que começa em 2010, quando a Toyota tornou o Auris no primeiro modelo do Segmento C a oferecer três soluções motrizes com a adição de uma motorização híbrida, com a chegada do novo Auris, esta motorização passa a fazer parte de toda a gama, disponível em todos os níveis de equipamento comercializado, daí contar já com um peso de 50% face às vendas de todos os Auris na Europa Ocidental.

Com o novo Auris, a Toyota deu ouvidos às principais críticas dos seus clientes, e reforçou a gama em cinco pontos chave, design, qualidade percepcionada, maior disponibilidade da versão híbrida (já referido), segurança e maior disponibilidade em termos de motorizações.

Começando pelo design, o novo Auris recebe uma nova frente, composta por uma grelha que forma uma espécie de asas cromadas em torno do logótico, que continua a ser de fundo azul na versão híbrida. As novas ópticas, de desenho rasgado, bem como a colocação das novas luzes diurnas LED tornam a frente do novo Auris mais sofisticada e imponente. Atrás as alterações foram menores, tendo apenas a secção inferior sido melhorada, graças ao novo pára-choques que lhe passou a conferir um ar mais robusto.

Toyota Auris_02

No campo da qualidade sensorial, a Toyota trabalhou fortemente para simplificar ao máximo a disposição de todos os botões na consola central, passando a estar praticamente todos os comandos na consola central, de fácil acesso ao condutor. Aqui destaca-se a introdução de um novo sistema de infoentretenimento composto por um ecrã táctil de 7 polegadas, e um novo painel de instrumentos redesenhado, equipado por um ecrã colorido de 4.2 polegadas no interior. Como é natural, estão disponíveis novos acabamentos que conferem um aspecto mais sofisticado face às anteriores opções.

Para reforçar os níveis de segurança, a Toyota reforçou o chassis com uma suspensão totalmente revista, que passou a ser mais eficaz e estável sem prejudicar o conforto a bordo, mantendo-se a utilização de uma barra de torção no eixo traseiro para os modelos com motorizações menos potentes, e de duplo braços para as versões mais potentes. O sistema eléctrico da direcção (EPS) foi igualmente revisto, oferecendo um melhor controlo e ajuste no comportamento de acordo com a velocidade do veículo, melhorando assim o feedback ao condutor.

Foi ainda integrado o novo conjunto de soluções de segurança, designado como Toyota Safety Sense. Este conjunto é composto pela combinação de um sistema de feixe de luzes de máximos automáticos, alerta de mudança de faixa de rodagem, leitor de sinais de trânsito, bem como de um sistema de pré-colisão, que funciona entre os 10 e 80 km/h, e que permite não só avisar como aplicar o sistema de travagem, quando necessária, para evitar um acidente. Pudémos comprovar esta solução em funcionamento durante um teste na pista de ensaios da Toyota em Bruxelas.

Toyota Auris_03

Por fim, a nível de motorizações, o novo Auris manterá algumas motorizações, porém para Portugal passarão a estar disponíveis apenas o já conhecido 1.4D-4D diesel de 90cv, que foi melhorado para permitir um consumo médio de 3,4l/100km e apenas 89g/km de emissões, e o motor híbrido, igualmente melhorado, que passa agora a anunciar um consumo de 3,6l/100km, o equivalente a apenas 82g/km de emissões. Como novidade temos o novo 1.6D-4D diesel de 112cv, oriundo da BMW, e o novo bloco de três cilindros 1.2 Turbo a gasolina de 116cv, que utiliza injecção directa, sistema VVT-iW, que permite ao motor actuar tanto em cicli Otto como Atkinson, dependendo da utilização do motor.

Disponível já em Portugal em diversos níveis de equipamento, Active (disponível apenas para as versões 1.4D-4D e Hybrid), Comfort e Exclusive, podendo estes ser associados a dois packs adicionais, o Pack Sport e o Pack Safety Sense. A nível de preços, o novo Auris pode ser adquirido a partir de 22.050 euros para a versão 1.4D-4D com nível Active, 22.750 euros para a versão 1.2T com nível Comfort, 27.200 euros para a versão 1.6D-4D para a versão Comfort e 24.250 euros para a versão Híbrida. Durante o período de lançamento, a Toyota Portugal está a oferecer o Pack Sport com a escolha do nível Comfort para todas as motorizações, excepto o Híbrido. Se deseja optar pela versão carrinha, deverá acrescentar 1200 euros, válido para todos os níveis de equipamento.

[fancygallery id=”11″ album=”305″]