Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ford investiga novos tipos de borrachas naturais mais sustentáveis

A borracha é um dos componentes mais utilizados na produção dos automóveis modernos, estando o interior de um Ford Fiesta, por exemplo, equipado com até 3kg deste material, sem contar com a borracha usada nos pneus e nas suspensões.

Visto que a maioria dessa borracha provém de fontes naturais, isso encarece bastante a produção de cada modelo, razão pelo qual a Ford tem procurado uma fonte mais sustentável de borracha natural para produzir e equipar os seus veículos.

Até à data, a Ford tem realizado experiências com Guaiúle, Dente de Leão, Óleo de Laranja e Óleo de Soja, tendo sido o primeiro que tem registado melhores resultados. O arbusto de Guaiúle cresce no Arizona, e já está a ser utilizado em equipamentos de alto rendimento, como os fatos de neoprene para mergulhadores, luvas medicinais e similares. Juntamente com o Estado de Ohio, a Ford tem estado a comprovar a viabilidade de utilização das folhas da planta no sector automóvel.

Será necessário realizar investigações adicionais para determinar quanta borracha se pode poupar mediante o uso de um material alternativo como o Guaiúle, mas a Ford calcula que poderia chegar aos 50 por cento, dependendo da peça do veículo. Um especialista da Ford em investigação de elastómeros avança que a companhia estará apta a obter um protótipo de borracha alternativa no decurso do próximo ano.

FordGuayule