Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes-Benz marca presença no Pebble Beach Concours d’Elegance 2015

Realizado todos os anos durante o mês de Agosto, o Pebble Beach Concours d’Elegance é um encontro notável dos automóveis mais belos de todo o mundo. Em homenagem ao piloto de automóveis Sir Stirling Moss, que estará presente no encontro deste ano, que será realizado entre 13 e 16 de agosto de 2015 na Califórnia, a Mercedes-Benz Classic será representada com os modelos icónicos 300 SLR e W 196 R de 1955, um ano histórico para o desporto automóvel. Um raro Mercedes-Benz C 111 da colecção Mercedes-Benz Classic completará assim a presença da marca no evento.

1955 foi um ano triunfal para Stirling Moss, que completou a famosa prova Italiana Mille Miglia num tempo record, que ainda não foi igualado até aos dias de hoje: 1000 milhas, percorridas à velocidade máxima com o verdadeiro espírito desportivo. Há 60 anos, os seus triunfos ao longo de toda a temporada de 1955 tiveram um papel importante para levar a Mercedes-Benz ao topo do desporto automóvel internacional, sendo até à data a temporada mais importante para a marca no desporto automóvel.

Esta quinta-feira, dia 13 de Agosto, Sir Stirling Moss será o primeiro a desfilar no Pebble Beach Tour d’Elegance num Mercedes-Benz 300 SL “Gullwing” (W 198) – conduzido por um piloto de automóveis igualmente famoso: Jochen Mass. Os seus maiores triunfos incluem a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 1989, ao volante de um Sauber-Mercedes juntamente com Manuel Reuter e Stanley Dickens.

O C 111 irá completar o Tour d’Elegance com Michael Bock ao volante. Tal como o 300 SL, este veículo desportivo é um produto da cultura de inovação distinta da marca de Estugarda. O 300 SL incluía a mesma carroçaria que o veículo de competição original de 1952 – e consequentemente, também as mesmas portas de asa de gaivota, que foram impostas pelo conceito do chassis. Este elemento de design também pode ser encontrado no modelo futurístico C 111 de 1969. Nessa altura, este veículo experimental foi utilizado pela Mercedes-Benz para estudar a utilização de materiais inovadores e novas tecnologias de propulsão. O C 111 estava equipado com um motor rotativo de acordo com o princípio de Felix Wankel. Foi produzida também uma unidade com um motor alternativo V8 por forma a avaliar o potencial dessa tecnologia em veículos desportivos de elevada performance – e é precisamente este veículo que a Mercedes-Benz irá utilizar em Pebble Beach.

A partir de sexta-feira (14 de Agosto), o Mercedes-Benz Star Lounge será aberto ao público. A Mercedes-Benz Classic também irá apoiar o evento do clube “Legends of the Autobahn”, que é dedicado em particular a veículos excepcionais de origem Alemã. O espectáculo irá incluir uma rara versão de rally de um modelo 500 SL (R 107) de 1980, com a exposição provável de dois veículos de clientes – um modelo 230 SL (W 113) de 1964 e um modelo 300 SD (W 116) de 1980.

Porém, o destaque do evento continua a ser o Concours d’Elegance, que decorrerá no Domingo (16 de Agosto). A Mercedes-Benz Classic estará presente com os modelos 300 SLR, W 196 R e C 111. Tradicionalmente, a marca é representada no Concours d’Elegance com vários veículos excepcionais da sua história com quase 130 anos, disponibilizados por coleccionadores de todo o mundo. Um prémio no concurso de Pebble Beach é um dos galardões mais cobiçados no mundo automóvel. A Mercedes-Benz tem sido durante vários anos um dos convidados mais bem-sucedidos no Concours d’Elegance: a longa lista dos prémios “Best of Show” recebida sob o magnífico sol da Califórnia desde 1950, inclui várias vitórias completas, assim como mais de 120 vitórias por classes e prémios especiais. Realizado no 18º buraco do Pebble Beach Golf Links, o encontro de automóveis clássicos elegantes é também o palco de famosos leilões de automóveis históricos, com veículos clássicos a atingirem regularmente preços elevados nestes eventos de licitações exclusivas.

Mercedes-Benz _1