Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Bentley apresenta Bentayga, o SUV mais rápido do Mundo

Após vários protótipos, e algumas críticas no design dos mesmos, a Bentley está pronta para produzir o Bentayga, o primeiro SUV da marca, que é descrito como sendo o “SUV mais rápido, potente, luxuoso e mais exclusivo do mundo”. Usando uma dianteira inspirada no Continental GT e Flying Spur, o Bentayga utiliza ópticas Full LED, uma imponente grelha totalmente cromada e uma entrada de ar lateral em forma de “B”.

Por usar diversos elementos em alumínio, o Bentayga pesa menos 236kg face a uma construção tradicional em aço, porém não espere um SUV própriamente leve, com o seus 2422kg espalhados por um chassis com 5.14m de comprimento, 2.2m de largura e 1.74m de altura. Para garantir que o Bentayga se comporta como se poderia esperar de um Bentley, este SUV vem equipado com um poderoso 6.0 W12 biturbo com 608cv e 900Nm de binário, que associado a uma caixa automática de 8 velocidades e um eficaz sistema de tracção às quatro rodas garante uma aceleração de 4.0s para atingir os 100km/h, e uma velocidade máxima de 301km/h, como pode ver no seguinte vídeo.

Se por fora o Bentayga revela um cuidado muito especial em termos de materiais usados e qualidade de construção, por dentro a Bentley levou tudo ao extremo, existindo quatro lugares rodeados de luxo, conforto e todo o tipo de tecnologia que poderia esperar num automóvel actual. Os lugares traseiros, tal como os dianteiros, são autênticas poltronas individuais (é possível escolher uma versão com cinco lugares), ajustáveis em 18 posições, aquecidos, ventilados e com funções de massagem, ao qual se junta um agradável apoio de pés.

Estes bancos são separados por uma pequena consola central, que dispõe de compartimentos de arrumação, com tomadas USB e suportes para copos, podendo receber, como opcional, um tablet Bentley de 10.2 polegadas, com Wi-Fi, 4G e Bluetooth. À frente encontramos um interior totalmente revestido em pele e com madeira, sendo possível escolher até 15 tipos de peles e sete tipos de madeira. Até os elementos cromados poderão ser escolhidos.

À semelhança dos lugares traseiros, os assentos dianteiros são totalmente ajustáveis com 22 posições, sendo igualmente aquecidos, ventilados e com seis funções de massagem. No centro do tablier existe um ecrã tátil de oito polegadas que permite controlar o sistema de infoentretenimento, que pode funcionar em conjunto com um sistema de som de alto desempenho da Naim, com 1950 watts de potência.

De série, o Bentayga trás ainda um tecto panorâmico em vidro, dividido em duas zonas, sendo o dianteiro deslizante e o traseiro fixo. Na bagageira, destaque para o opcional banco traseiro, totalmente em pele, que permite deslumbrar um agradável por do sol em todo o seu esplendor. Outro opcional brilhante é o relógio Mulliner Tourbillon da Breitling, com elementos em ouro (pode ser rosa ou branco) e face personalizável (em madre pérola ou em preto), com oito diamantes incrustados.

As primeiras unidades do Bentley Bentayga chegarão ao mercado já em 2016, embora sem preços nem data de lançamento estimada. Os responsáveis da marca de Crewe já anunciaram, no entanto, esperar vender 3000 unidades já durante o primeiro ano.