Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Matthias Mueller é o novo CEO do Grupo Volkswagen

Após o escândalo das emissões nas motorizações diesel, que levaram o CEO a demitir-se, heis que a maioria dos membros do Conselho de Supervisão do Grupo Volkswagen decidiram atribuir os comandos daquele que é o maior fabricante mundial de automóveis.

Além da nomeação de Mueller como CEO, outros assuntos serão discutidos em mesa, como a criação de uma divisão específica para o mercado Norte-americano, totalmente autónoma, à semelhança do que acontece com a Ford, por exemplo, sendo previsto que esta vá ser liderada por Wilfried Vahland, actual responsável pela Skoda.

Matthias Mueller, de 62 anos, começou o seu percurso profissional em 1977 enquanto torneiro mecânico na Audi, tendo mais tarde recebido formação na área de Ciências da Computação, o que lhe permitiu regressar à Audi, já em 1984, através do departamento de TI, tendo subindo de carreira de forma impressionante.

Em 1994 foi nomeado gestor de produto do Audi A3, uma novidade e que viria a revelar-se como um verdadeiro sucesso, actualmente com 20 anos de vida e mais de 3.6 milhões de unidades vendidas. Mais tarde, em 2002, tornou-se responsável de estratégia do grupo Volkswagen, tendo em 2010 sido apontado enquanto CEO da Porsche.

Sucessos é algo que não falta no seu CV, uma vez que foi sobre a liderança de Mueller que o fabricante alemão de veículos desportivos cresceu com uma velocidade astronómica, sendo previsto que consigam atingir, ainda em 2015, as 200 mil unidades produzidas, um objectivo que estava previsto apenas para 2018.