Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Mercedes revela Classe S Cabrio

Tal como previsto, a Mercedes-Benz oficializou a versão Cabrio do Classe S, com data prevista de estreia, em público, já no Salão Automóvel de Frankfurt. Baseando-se em modelos históricos da marca, como o clássico 280 SE, o último descapotável de grande luxo com quatro lugares, tendo sido substituído, em 1971, com a chegada do primeiro SL, de apenas dois lugares.

Baseando-se na versão Coupé, o novo Classe S Cabrio, foram utilizados componentes em alumínio e magnésio, como a estrutura da bagageira e o piso do compartimento traseiro do veículo para garantir um peso aproximado ao da versão Coupé, embora tenha recebido os obrigatórios reforços de chassis para garantir uma rigidez excepcional. Nada foi deixado ao acaso, nem mesmo o sistema de protecção anti-capotamento, de série atrás dos encostos de cabeça traseiros, que possuem activação pirotécnica dos actuadores, um extra uma vez que mantém barras de protecção anti-capotamento movidas por gás.

Para reivindicar este modelo como sendo o descapotável mais confortável do Mundo, a Mercedes-Benz teve que investir a sério em diversos pontos, como o sistema de climatização, que utiliza um sistema AIRCAP de protecção de vento automático aperfeiçoado, aquecimento na zona do pescoço AIRSCARF, encostos de cabeça aquecidos, aquecimento dos bancos e controlo de climatização inteligente, totalmente automático de acordo com o posicionamento da capota.

Esta, por sua vez, quando aberta fica armazenada num compartimento específico, criado para não interferir com o resto da bagageira, existindo uma tampa retráctil operada electronicamente para a criação deste compartimento, sempre que abrir a capota. Esta capota, de lona, é operada mecanicamente e demora 20s a abrir totalmente, a velocidades até os 60km/h.

Em termos estéticos, destaque para os opcional sistema de iluminação inteligente LED, que utiliza 47 cristais Swarovski para actuar como lentes nas luzes de mudança de direcção e nas luzes diurnas. Atrás também foi usada a tecnologia LED para os farolins, que embora de série, reforçam o visual musculado deste modelo, tanto com a capota aberta como fechada.

Disponível em duas versões, o S500 Cabrio e S63 AMG, o primeiro modelo vem equipado com um 4.6 V8 com 455cv e 700Nm de binário, associado a uma caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic e suspensão pneumática Airmatic. Já a versão AMG, disponível na versão com tracção traseira ou integral 4Matic, conta com a presença do poderoso 5.5 V8 biturbo, com 585cv e 900Nm de binário, que associados a uma caixa AMG Speedshift MCT-7, garante um desempenho de sonho, demorando apenas 3.9s para deslocar os quase 2.2 toneladas até os 100km/h.

Naturalmente que esta versão AMG contará com a presença de equipamentos adicionais de série, como os travões AMG em cerâmica, bateria de iões de lítio, jantes forjadas AMG e elementos adicionais em alumínio. O escape possui um sistema de flaps, para ajustar o som do motor de acordo com o modo desportivo escolhido, e os habituais elementos estéticos adicionais para modelos AMG, tanto no exterior como no interior. Ambos os modelos poderão ser encomendados já a partir de Dezembro, estando prevista a chegada das primeiras unidades na Primavera de 2016.