Secções

Notícias

Ensaios

Aviões

Mitsubishi MRJ pronto para primeiro voo em Outubro

A Mitsubishi Aircraft anunciou que a data prevista para o primeiro voo do seu jacto regional MRJ (Mitsubishi Regional Jet) foi antecipado para o mês de Outubro, uma vez que todos os testes de engenharia e de terra deverão ficar concluídos ainda este mês. Esta aeronave, a primeira do género a ser construída no Japão desde a década de 60, corresponde a uma joint-venture entre a Mitsubishi Heavy Industries e a Toyota Motor Corporation, tendo o design sido desenvolvido por uma empresa do grupo Toyota, a Fuji Heavy Industries.

Este anuncio resultou de uma conferência de imprensa que decorreu em Nagoya, no Japão, onde Nobuo Kishi, engenheiro-chefe do projecto, anunciou que os testes estáticos de resistência confirmaram que o MRJ está pronto, em termos estruturais, para o seu primeiro voo. Estes testes de resistência incluíam testes como o da pressurização da cabine e oscilação máxima das asas.

A maioria dos testes passarão a ser desempenhados no aeroporto de Grant County, nos Estados Unidos, devido às suas pistas longas e ausência de voos regulares de companhias aéreas. Disponível em dois formatos, com 78 ou 92 assentos, a primeira entrega será à ANA (All Nippon Airways), que encomendou 15 aeronaves, existindo ainda encomendas de 50 aeronaves para a Trans States Holdings, 100 aeronaves para a SkyWest Inc, 20 para a Eastern Air Lines, 6 para a Air Mandalay e 32 para a Japan Airlines.