Secções

Notícias

Ensaios

AviõesNotícias

SATA abandona ligações de Ponta Delgada para Madrid, Amsterdão e Paris

A SATA Internacional anunciou o fim das rotas regulares que ligavam Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, para Madrid (Espanha), Amsterdão (Holanda) e Paris (França) a partir do próximo ano. Estas rotas juntam-se assim à ligação entre Ponta Delgada e Copenhaga (Dinamarca) terminada no ano passado, e entre Ponta Delgada e Estocolmo (Suécia), extinguida já este ano.

Este anuncio foi realizado pelo Secretário Regional do Turismo e dos Transportes, Vitor Fraga, durante a audição da comissão de inquérito da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores ao grupo SATA. A razão pelo qual estas rotas têm sido eliminadas deve-se ao abandono progressivo de rotas deficitárias, uma imposição criada pelo Governo Regional dos Açores, principal accionista da empresa, para garantir a sustentabilidade da companhia aérea, bem como para atenuar os impactos negativos na economia regional.

Segundo o governante, estas rotas foram abandonadas rotas por não servirem os interesses da região, apontando (como exemplo) o caso da Madeira e do Brasil, que deram prejuízos de três e um milhões de euros, respectivamente. Contudo, Vitor Fraga não desmente a possibilidade de criação de novas rotas, estando a ligação para Cabo Verde em estudo para ser implementada quando possível.