Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

McLaren revela MP4-X, o F1 do futuro

A McLaren revelou um concept do que será, segundo os seus engenheiros, o Fórmula 1 do futuro. Designado por MP4-X, este modelo é a visão do futuro do desporto máximo do automobilismo, sendo um dos elementos de maior destaque o cockpit fechado, como solução para garantir maior protecção ao piloto da viatura.

Além deste elemento, o MP4-X utilizará sensores de pressão de pneus e sistema de Head-Up Display, conforme é usado nos caças. Segundo os responsáveis da marca, embora tudo isto aparente tratar-se de ficção científica, foi garantido que toda esta tecnologia já está disponível e poderá ser aplicada a curto prazo.

Contudo, alguns dos elementos usados neste concept não podem ser usados devido às actuais regras da modalidade, como os apoios aerodinâmicos usados e os eléctrodos colocados ao longo da carroçaria, que permite transformar o ar em plasma, o que ajudaria ainda mais no efeito aerodinâmico nas curvas. Independentemente das tecnologias usadas, uma coisa é inegável, este McLaren tem todos os ingredientes para se tornar, no futuro, num poster de quarto de qualquer adolescente que goste de automóveis.