0 comentários

Opel Astra conquista cinco estrelas nos testes Euro NCAP

por em 7 Dezembro, 2015
 

O recém lançado Opel Astra conquistou a pontuação máxima de “5 Estrelas”, atribuído pelo consórcio europeu de segurança automóvel Euro NCAP. Este resultado é a soma das elevadas pontuações atribuídas em cada uma das categorias em análise – protecção de ocupantes adultos, protecção de ocupantes infantis, protecção de peões e assistência de segurança.

O novo Astra, que cumpre o objectivo da Opel em optimizar a segurança, em circulação e em caso de acidente, segue rigorosamente esta regra, possuindo um conceito integrado de sistemas de segurança passiva e activa. A chamada ‘célula’ do habitáculo é extremamente estável e está desenhada para resistir a deformações, assegurando o maior espaço de sobrevivência possível em caso de acidente. Para dissipar a energia gerada por um impacto, o habitáculo está rodeado à frente, dos lados e atrás, de zonas de absorção de energia que deformam e protegem de maneira controlada.

No habitáculo, o novo Astra faz uma abordagem tripla no domínio da protecção com ‘airbags’: frontais, para condutor e passageiro da frente; laterais, para proteger zonas da anca e tórax dos ocupantes da frente e de trás; e integrais de cortina, para protecção da cabeça, ao longo de todo os vidros laterais. Os cintos de segurança possuem tensores e limitadores de força. Os assentos dos bancos incorporam rampas anti escorregamento.

Os elevados padrões do novo Astra no que se refere a protecção de adultos, crianças e peões são complementados com sistemas avançados de segurança activa e apoio à
condução. Dispositivos sofisticados como o Alerta de Saída de Faixa e o sistema activo de Manutenção de Faixa não só avisam o condutor como têm capacidade de intervir – suave, mas eficazmente – ao nível da direcção para manter a trajectória do automóvel nos limites da faixa de rodagem. As consequências de uma colisão dianteira podem ser evitadas ou mitigadas graças às funções de Travagem Automatizada de Emergência, Assistência Integrada à Travagem, Alerta de Risco de Colisão Dianteira e Indicação de Distância para o Veículo da Frente.

O alerta de colisão conta ainda com uma fila de luzes LED intermitentes que são projectadas do lado de dentro do para-brisas, mesmo em frente do condutor, quando a distância para o veículo à frente é demasiado curta ou a velocidade de aproximação é demasiado rápida. Todos estes sistemas trabalham com base em dados recolhidos por uma única câmara (‘mono’) instalada no topo do para-brisas.

O novo Astra torna-se no primeiro modelo de grande volume no segmento dos familiares compactos a estar equipado com sistema mono-câmara e no primeiro Opel a garantir assistência activa à travagem de acordo com dados processados apenas pela câmara. Os sistemas do novo Astra de segurança e apoio à condução são complementados pelo Alerta de Ângulo Cego (que recorre aos sensores ultra-sónicos do sistema Park Assist) e os sofisticados faróis de matriz de LED IntelliLux. Este avançado sistema adapta-se continuamente às condições de tráfego para assegurar permanentemente a melhor iluminação.

Outra funcionalidade especialmente útil da mono-câmara é o reconhecimento dos sinais de trânsito. A informação ‘lida’ pela câmara é sempre comparada com informação da base de dados que consta da navegação NAVI 900 do sistema de infoentretenimento IntelliLink. Como resultado, o condutor obtém sempre no painel de instrumentos o sinal com o limite de velocidade específico para o troço em que circula.