Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

PSA Peugeot Citroën cooperam com Toyota em novo modelo

A PSA Peugeot Citroën e a Toyota Motor Europe revelaram um novo modelo que dá continuidade ao seu acordo de cooperação assinado em 2012. Assim, além dos actuais Peugeot 108, Citroën C1 e Toyota Aygo, foram revelados os novos Citroën Spacetourer, Peugeot Traveller e Toyota Proace. Estes modelos, que estarão disponíveis em versões Combi, para utilização particular, e em versões Navette, para uso profissional, começarão a ser comercializados no decurso do 1º semestre de 2016, estando prevista a sua apresentação ao público durante o próximo Salão Automóvel de Genebra, em Março de 2016.

«Estamos muito satisfeitos em anunciar hoje estes três novos veículos, nascidos da cooperação entre a Toyota Motor Europe e a PSA Peugeot Citroën. Este acordo permitiu-nos desenvolver uma nova base de veículos eficiente, para oferecer aos nossos clientes de todo o mundo produtos modernos e particularmente competitivos nos seus segmentos.», afirmou Patrice Lucas, Diretor de Programas e de Estratégia da PSA Peugeot Citroën.

«Estamos muito satisfeitos que a colaboração que iniciámos em 2012 com a PSA Peugeot Citroën permita hoje o nascimento da nova geração do Toyota Proace.», disse Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe. «As equipas trabalharam a fundo, em conjunto e ao nível de cada marca, pelo que tenho certeza que o
nosso novo Proace e todas as suas variantes irão enriquecer a gama de veículos robustos e duráveis que os nossos
clientes esperam da Toyota.»

Os modelos Toyota Proace baseiam-se, desde 2013, na actual geração dos modelos Peugeot Expert e Citroën Jumpy. O acordo assinado em 2012 previa, também, o desenvolvimento conjunto da próxima geração de veículos e que esta cooperação se estenderia para além de 2020. Para ambos os grupos, o objectivo desta colaboração é oferecer um produto competitivo nos segmentos de veículos comerciais ligeiros, de média dimensão, de Navettes e de Combis, graças à optimização dos custos de
desenvolvimento e de produção. Embora os modelos sejam produzidos na fábrica da PSA Peugeot Citroën de Sevelnord, Valenciennes, em França, a Toyota Motor Europe participou nos custos de desenvolvimento e de investimento industrial destes novos veículos, que partilham todas as características técnicas, motores e equipamentos.