Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volvo oficializa S90

A Volvo Cars revelou oficialmente a sua berlina topo de gama, que virá substituir o actual S80. Recorrendo à plataforma modular SPA, a mesma utilizada pelo actual XC90, este modelo terá 4963mm de comprimento, 1890mm de largura e 1443mm de altura, existindo uma distância entre eixos de 2914mm, medidas que o permitem rivalizar com modelos como o Audi A6, BMW Série 5, Jaguar XF, Lexus GS e Mercedes-Benz Classe E.

Previsto para ser revelado já no início do ano no Salão Automóvel de Detroit (EUA), este modelo poderá ser encomendado já a partir do mês de Março, estando prevista a chegada das primeiras unidades ao mercado em Setembro do próximo ano. Além de partilhar a plataforma com o SUV XC90, o S90 partilhará diversos elementos estilísticos, tanto no exterior como no interior, razão pelo qual predominam as superfícies revestidas em madeira e o enorme sistema de infoentretenimento com um ecrã táctil de grandes dimensões, que incorpora todos os sitemas (navegação, som, climatização e apps).

Este permite já a integração com Smartphones iPhone, através do sistema Apple CarPlay, que reproduz, em parte do ecrã, as aplicações mais usadas do seu Smartphone (e compatíveis com o sistema), como os mapas, música e aplicações de terceiros, como o Spotify. Este modelo surge equipado com novos sistemas de segurança, bem como o inovador sistema de apoio à condução autónoma, o Pilot Assist, que permite manter o S90 alinhado na faixa de rodagem até 130km/h, de acordo com a leitura das marcações na estrada.

Surge igualmente equipado com uma versão renovada do sistema City Safety, que dispõe agora de sistema de travagem automática sempre que detectar animais de grande porte, mesmo durante a noite. Em termos de motorizações, o S90 receberá os modelos disponíveis para o XC90, ou seja, estará equipado com a motorização T6 AWD a gasolina de quatro cilindros com 320cv, híbrido Plug-In T8 AWD Twin-Engine com 407cv e os diesel D4 e D5 AWD, baseados no bloco 2.0 de quatro cilindros com 190 e 250cv, respectivamente.