Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Futuros modelos desportivos serão inspirados no Opel GT Concept

À semelhança do que aconteceu no passado com o Opel Monza Concept, o Opel GT Concept será a inspiração estética para os futuros desportivos da marca alemã. Este protótipo, que será apresentado ao público durante o próximo mês de Março, em pleno Salão Automóvel de Genebra, utilizará um motor colocado em posição dianteira-central e tracção traseira, o que o tornará no sucessor do Opel GT.

Inspirado no Opel Experimental GT, o primeiro concept de um fabricante europeu revelado no Salão de Frankfurt em 1965, este protótipo é um desportivo avançado no tempo, renunciando a tudo o que possa perturbar a forma pura, razão pelo qual dispensa o uso de puxadores nas portas, espelhos retrovisores exteriores e escovas limpa-párabrisas.

Uma máquina de condução dinâmica é algo que está espelhado na linha de assinatura a vermelho que divide a carroçaria na horizontal, e lhe sublinha as proporções. Os pneus dianteiros de cor vermelha são inspirados na moto Motoclub 500, um modelo avançado produzido pela Opel em 1928. O longo capot, ausência de tampa de mala e dupla saída de escape ao centro são outros dos detalhes inspirados no GT da década de 60.

Este Concept utilizará um inovador motor tricilíndrico 1.0 Turbo a gasolina, baseado no modelo usado pelos actuais Opel Adam, Corsa e Astra, mas que viu o seu desempenho melhorado, razão pelo qual a Opel anuncia 145cv de potência e 205Nm de binário, estando associado a uma caixa sequencial de seis velocidades com patilhas no volante. Estes valores, associados ao peso inferior a uma tonelada, permitirá ao GT Concept atingir os 100km/h em menos de 8s, e os 215km/h de velocidade máxima.