Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Jaguar Land Rover registou o melhor ano de sempre em 2015

A Jaguar Land Rover registou as melhores vendas a retalho de sempre em 2015, com um total de 487.065 veículos vendidos, o que representa um aumento de 5 % em relação ao ano anterior. Este é o sexto ano consecutivo de crescimento nas vendas, com vendas a retalho em 2015 a registarem o dobro das obtidas em 2009.

Segundo Andy Goss, Sales Operations Director da Jaguar Land Rover: ‘Foi um ano importante para a Jaguar Land Rover, com modelos renovados em toda a gama, além da inclusão na carteira dos completamente novos Jaguar XE e Land Rover Discovery Sport. A reação dos clientes tem sido extremamente positiva, o que resultou em vendas a retalho recorde no Reino Unido, na América do Norte e na Europa. O atractivo dos nossos Jaguares e Land Rovers também foi reconhecido com os mais de 95 prémios globais em 2015, incluindo 15 só para o Land Rover Discovery Sport e 19 para o Jaguar XE. Este ano promete ser igualmente emocionante, com o arranque das vendas do Range Rover Evoque Convertible e do Jaguar F-PACE, a par de outros veículos integralmente novos e renovados.’

O desempenho global da Jaguar Land Rover durante todo o ano de 2015 mostra um portefólio regional equilibrado com recordes nas vendas a retalho no Reino Unido, na América do Norte e na Europa. As vendas na Europa e no Reino Unido atingiram, pela primeira vez, os 100.000 veículos em cada região: A Europa foi a principal região de vendas para a empresa no ano passado com um volume de 110.298 veículos, o que representa mais de 28 % em termos homólogos e um crescimento de 21 % em relação a 2014.

Nesta região, os clientes do Reino Unido compraram um total de 100.636 Jaguares e Land Rovers. As vendas na América do Norte de 94.066 subiram 25 % em relação ao ano anterior. O crescimento nestes mercados compensou o desempenho na China e noutros mercados externos, com 92.474 e 89.592 e uma descida homóloga de 24 % e 7 %, respectivamente. Isto reflectiu as condições de mercado locais, as transições de modelo e o impacto da grande explosão industrial no porto chinês de Tianjin em Agosto.

A Land Rover superou, pela primeira vez, os 400.000 veículos vendidos a retalho, mais precisamente 403.079, o que representa um aumento de 6 % em relação a 2014. A empresa comercializou mais Range Rover e Range Rover Sports em 2015 do que em algum outro ano, graças a uma procura do cliente forte e constante. As vendas do novo Discovery Sport desde o início de 2015 aumentaram para mais de 10 000 por mês e apenas ficam atrás do best-seller, o Range Rover Evoque.

As vendas da Jaguar subiram 3 % durante o ano, atingindo os 83.986 veículos. Este foi o melhor resultado anual da marca numa década, impulsionado pelas vendas do Jaguar XF e do novo Jaguar XE, que recentemente foi pré-seleccionado para Automóvel Europeu do Ano 2016. Prevê-se que o recém-lançado Jaguar XF, completamente em alumínio, e o XJ MY16, em conjunto com o lançamento neste ano do novo Jaguar XE na América do Norte e do F-PACE Performance Crossover em todo o mundo, acelerem o crescimento das vendas da marca.

O ano passado também foi significativo pela expansão da capacidade de produção da empresa para apoiar um crescimento constante, em particular com o anúncio recente de que a Jaguar Land Rover será o primeiro fabricante britânico a inaugurar uma unidade de fabrico na Eslováquia. Em 2015 houve progressos importantes na construção do primeiro centro de produção da Jaguar Land Rover no Brasil e a produção local do Land Rover Discovery Sport vai arrancar já em 2016. Foi igualmente duplicada a dimensão da Unidade de Produção de Motores no Reino Unido, e a confirmação de uma parceria de fabrico com a Magma Steyr para construção de alguns veículos em Graz, na Áustria. Também em Março de 2015, a Jaguar Land Rover reafirmou o seu compromisso de longo prazo com o Reino Unido, confirmando um investimento de 600 milhões de GBP no Centro de Produção Avançado de Castle Bromwich, no Centro de Desenvolvimento e Design Avançado de Whitley e no Centro de Inovação Automóvel Nacional, para apoiar a criação e o fabrico de veículos inovadores.