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Porsche oficializa 718 Boxster

por em 28 Janeiro, 2016
 

Vinte anos depois do primeiro Boxster fazer a sua estreia mundial, a Porsche reestrutura o seu roadster com motor central, que recebe uma nova designação para a nova geração, 718 Boxster e 718 Boxster S. O dois lugares descapotável está mais potente, mas também mais eficiente no consumo de combustível. Com isto, a Porsche mantém a tradição dos motores de quatro cilindros opostos que foram utilizados no Porsche 718 com motor central, modelo que venceu inúmeras provas de competição nos anos 60 entre elas, a Targa Florio e LeMans.

O principal foco de atenção deste novo modelo é o motor sobrealimentado de quatro cilindros opostos totalmente novo, que oferece 300cv no 2,0 litros turbo do 718 Boxster, e 350cv no 2,5 litros turbo do 718 Boxster S. Isto representa um ganho de potência de 35cv face ao modelo anterior, ao mesmo tempo que oferece uma melhoria de consumo de combustível de até 14 por cento, revelando assim a eficiência dos novos motores.

Graças à sobrealimentação, o valor de binário subiu de forma significativa, tendo o 718 Boxster ganho 100Nm face ao anterior (380Nm actuais) e o 718 Boxster S ganho 60Nm (420Nm actuais). Recorrendo à caixa PDK de dupla embraiagem (opcional) e o Pacote Sport Chrono, o 718 Boxster demora 4,7s a atingir os 100km/h, e o 718 Boxster S 4,2s, menos 0,8 e 0,6s que os modelos anteriores, respectivamente. Também os consumos foram reduzidos em 1,0 l/100km para o 718 Boxster (6,9 l/100km), e 0,9 l/100km para o 718 Boxster S (7,3 l/100km).

Esteticamente as alterações foram poucas mas significativa, tendo a dianteira recebido formas mais esculturais, graças à aplicação de entradas de ar de maiores dimensões, as novas ópticas bi-xénon com luzes diurnas em LED integradas (LED de quatro pontos como opcionais), novas asas estilizadas, embaladeiras e novas jantes de 19 polegadas de série no 718 Boxster S, existindo opcionais de 20 polegadas. A traseira recebe igualmente um novo visual, devido à faixa integrada entre as luzes traseiras e o logótipo Porsche, tendo as ópticas recebido tecnologia LED tridimensional com quatro pontos para as luzes de travão.

Dinamicamente o novo 718 Boxster recebe um chassis revisto, com vista a melhorar o seu comportamento em curva. A direcção electromecânica é 10% mais directa, tornando este roadster ainda mais ágil e fácil de conduzir. Recorrendo à suspensão adaptável opcional, a PASM (Porsche Active Suspension Management) rebaixa a altura ao solo em 10mm, sendo possível reduzir até 20mm ao associar o PASM com o chassis desportivo.

Tal como no 911, o opcional Pacote Sport Chrono possui agora o programa “Individual” em adição aos já existentes três programas seleccionáveis (Normal, Sport e Sport Plus). Nos veículos desportivos com a caixa PDK, o botão Sport Response foi adicionado e está localizado no centro do selector de modos de condução. Inspirado nos modelos de competição, possibilita que o condutor configure o motor e a caixa PDK para responderem o mais imediato possível.

No interior, o grande destaque é o novo sistema de infoentretenimento Porsche Communication Management (PCM) de série, que tal como no novo 911, recebe uma melhor preparação para telemóvel, interface de áudio e o Pacote de som Plus com 110 watts de potência. Este pode ser complementado com módulos opcionais para ser adaptado aos requisitos pessoais. Por exemplo, o módulo de navegação com controlo por voz está disponível, o que torna mais fácil a introdução dos destinos pretendidos. Além disso, o módulo Connect Plus é outra opção disponível em extensão ao módulo de navegação, oferecendo diversos serviços online.

O lançamento no mercado do novo roadster de motor central inicia-se a 30 de Abril nos principais mercados europeus. Em Portugal, o preço do 718 Boxster começa nos 64.433 euros e o 718 Boxster S nos 82.046 euros, com impostos incluídos à data deste comunicado. Quando comparados com os modelos anteriores, os preços dos novos modelos 718 Boxster também representam uma economia que pode chegar aos 6 por cento face aos modelos idênticos da anterior geração.

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