Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Volvo e Microsoft revelam sistema de Controlo de Voz

Recorda-se quando, há 33 anos atrás, David Hasselhoff falava, através de uma pulseira, com o seu carro KITT no popular programa de televisão “O Justiceiro” (Knight Rider)? Esse movimento foi recriado por milhares de jovens que adoravam, um dia, poderem vir a ter essa tecnologia e conseguir falar com o seu carro, bem como o de lhe dar ordens.

Tal situação já é possível de replicar, graças ao novo sistema de controlo de voz desenvolvido pela Volvo Cars, em conjunto com a Microsoft e a sua mais recente SmartBand, a Microsoft Band 2. Através desta e da app Volvo On Call, torna-se possível introduzir destinos no sistema de navegação, ligar o sistema de climatização, bloquear ou desbloquear a tranca das portas, acender as luzes e tocar a buzina.

Esta solução junta-se aos diversos projectos em vigor entre as duas empresas, como o sistema de hologramas para a venda de veículos novos, desenvolvido através da tecnologia Microsoft HoloLens.

“Volvo pretende tornar a experiência de utilização dos seus veículos o mais fácil e conveniente possível através da utilização das mais recentes tecnologias de forma relevante e inspiradora. Através de um sistema de controlo de voz, estamos apenas na ponta de um icebergue de tudo o que é possível realizar através deste tipo de funcionalidades assistidas”, segundo Thomas Müller, Vice-Presidente de Electrónicas e propulsão electrónica no grupo Volvo Cars.

Esta funcionalidade estará disponível para todos os utilizadores do serviço Volvo On Call (disponível em 21 mercados, incluindo Portugal) durante a Primavera do presente ano, através da SmartBand Microsoft Band 2.

Volvo Microsoft Band 2