Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Jaguar F-Type recebe tratamento SVR, e chega já durante o Verão

O primeiro Jaguar desenvolvido pela Divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO – Special Vehicle Operations) da Jaguar Land Rover será o novo F-Type SVR, que foi anunciado como sendo o Jaguar F-Type de produção mais rápido de sempre, sendo apenas ultrapassado pelo clássico XJ220 (que era capaz de atingir 342km/h).

Este modelo diferencia-se do anteriormente veloz F-Tyoe R Coupé pela utilização de um bloco 5.0 V8 Supercharged, agora com 575cv de potência e um binário máximo de 700Nm, o que permite atingir os 100km/h em apenas 3,7 segundos, estando capaz de atingir uma velocidade máxima de 322km/h, ou 314 km/h no caso da versão descapotável.

Juntamente com este motor encontrará uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades Quickshift que recebeu nova calibração, para lidar com os pneus dianteiros e traseiros mais largos (265 e 305 respectivamente), que em conjunto com o eficaz sistema de tracção integral permanente garantem uma capacidade de resposta mais imediata e uma aceleração superior às anteriores.

Juntamente com a nova calibração encontra-se o Sistema de Controlo Dinâmico de Estabilidade, que está preparado para lidar com a maior disponibilidade do motor, que terá como principal tarefa garantir o tradicional carácter intrínseco de um veículo de propulsão traseira, ao mesmo tempo que terá que garantir um bom equilíbrio dinâmico. Para os condutores mais exigentes, o modo Dynamic permitirá explorar a fundo todo o potencial deste F-Type SVR, especialmente quando o sistema DSC é usado no modo TracDSC ou completamente desligado.

Visualmente este modelo recebe novos pára-choques dianteiros com spoiler dianteiro redesenhado, um novo fundo plano, um spoiler traseiro activo em fibra de carbono e novos difusores traseiros, que permitem alojar as ponteiras de escape do novo sistema de estape em titânico e Inconel, que além de garantir uma sonoridade mais impressionante, pesa menos 16kg que o sistema de escape tradicional. Existem ainda novas jantes de 20 polegadas de liga leve forgadas, bem como novos amortecedores, barras estabilizadoras e novas mangas de eixo traseiras mais rígidas.

No interior destacam-se os novos bancos, exclusivos e desenhados pela SVR com padrão Lozenge, da mesma forma que o painel de instrumentos, a consola central e o volante SVR são totalmente personalizados, com a aplicação de um revestimento em Alcantara, sendo as patilhas da caixa de velocidades totalmente anodizadas, estando estas colocadas por detrás do volante.

Com as primeiras unidades previstas para chegarem aos seus proprietários já durante o próximo Verão, esta versão do F-Type SVR poderá ser sua a partir de 185.341 euros para a versão coupé, ou 192.590 euros para a versão descapotável.