Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Opel revela novo modelo eléctrico

Tal como previsto, a Opel anunciou o Ampera-e, um novo veículo eléctrico baseado no recém apresentado Chevrolet Bolt. Este modelo vem engrossar a maior e mais abrangente renovação de gama de produtos da História da marca alemã, que engloba 29 novos modelos a chegarem ao mercado entre 2016 e 2020. O novo ‘eléctrico’ de cinco portas e cinco lugares recebe a designação de Ampera-e. Terá autonomia superior à da maior parte dos actuais veículos eléctricos (superior a 320km) e será proposto a preço acessível.

Assentando na experiência acumulada desde 2011 com o primeiro Ampera, o novo Ampera-e alia tecnologia inovadora ao nível da motorização eléctrica com elevada conectividade e dinâmica apurada. Se utilizar os mesmos sistemas que o seu irmão gémeo Chevrolet Bolt, utilizará uma bateria de 60kWh da LG Chem, e um motor eléctrico de 147kW (200cv). A revelação dos planos da Opel para o Ampera-e foi feita pela ‘Chairman’ e CEO da General Motors, Mary Barra, no Simpósio CAR a decorrer em Bochum, na Alemanha.

«A GM e a Opel sempre estiveram convictas de que os automóveis eléctricos vão desempenhar um papel crucial na mobilidade do futuro. A tecnologia inovadora do Ampera-e constitui um passo importante nessa direcção. O nosso novo automóvel eléctrico com baterias é mais uma demonstração da reputação da Opel como fabricante que torna a engenharia inovadora largamente acessível», afirmou Mary Barra.

Opel-Ampera-E_03

Tendências como a urbanidade e imperativos como a proteção do ambiente exigem que se encarem novas soluções de mobilidade e alternativas de sistemas de motorização.
«Os automóveis elétricos têm potencial para dar um contributo significativo para a redução de emissões», defende o CEO do Opel Group, Karl-Thomas Neumann.
«O novo Ampera-e vai abrir um novo caminho na mobilidade elétrica, para derrubar antigas barreiras como preços elevados e pouca autonomia», conclui Karl-Thomas Neumann.

O especialmente compacto Opel Ampera-e possui uma unidade plana de baterias colocada sob o piso do habitáculo. Esta característica permite oferecer um habitáculo invulgarmente grande, com espaço para sentar confortavelmente cinco pessoas, e uma bagageira com volumetria comparável à de um modelo do segmento dos ‘compactos’ (tipo Opel Astra). O Ampera-e estará equipado com o sistema de assistência em viagem e emergência Opel OnStar, para além de tecnologias de informação e entretenimento que serão capazes de integrar automaticamente as funções de ‘smartphones’ e de outros dispositivos móveis.

Opel Ampera-e