0 comentários

Seat Leon Cup Racer inicia nova época da Seat Leon Eurocup

por em 16 Fevereiro, 2016
 

A Seat regressa, pelo terceiro ano, a organizar o Seat Leon Eurocup, um dos mais dinâmicos troféus monomarca da Europa, que decorrerá em alguns dos mais emocionantes circuitos europeus, com duas corridas em cada um dos sete fins-de-semana de corridas, sempre em países europeus diferentes. Na grelha de partida estará o novo Seat Leon Cup Racer, carro de competição repleto de tecnologia de topo e com 330 CV.

Mais de 100 Cup Racer são já utilizados por equipas de competição de 22 países, como a TCR International Series. Para esta nova temporada que arranca agora, o Leon Cup Racer recebeu um novo desenvolvimento, para um desempenho ainda mais veloz e emocionante. E para esta época há uma segunda variante Cup Racer TCR, com caixa de velocidades sequencial, em substituição da DSG, especialmente preparada para provas de resistência e todos os campeonatos TCR.

“Os nossos clientes -competição são muito importantes para nós. O CUP RACER tem prestações excecionais e sucesso nas corridas desde o primeiro dia. Mas ainda assim dedicámos-lhe um desenvolvimento contínuo, para que nesta época seja ainda mais rápido. E com a versão TCR disponibilizamos agora uma variante otimizada para corridas de resistência,” diz Dr. Matthias Rabe, Vice-presidente da SEAT S.A. para o I&D. ”Estamos desejosos que comece a próxima ápoca. Ver, ouvir e sentir o entusiasmo dos adeptos da SEAT nas pistas é uma experiência muito envolvente. E estamos preparados para oferecer-lhes novamente as melhores sensações da competição automóvel.”

O calendário de 2016 da Seat Leon Eurocup começa logo no fim-de-semana de 23/24 de Abril, no Circuito do Estoril, em Portugal, sendo seguido pela prova de Silverstone em Inglaterra (14 e 15 de Maio), Paul Ricard em França (4 e 5 de Junho), Mugello em Itália (16 e 17 de Julho), Red Bull Ring na Áustria (10 e 11 de Setembro), Nürburgring na Alemanha (17 e 18 de Setembro) e termina em Montmelo em Espanha (29 a 30 de Outubro). Cada fim-de-semana terá várias sessões de treinos e duas provas de velocidade. Uma equipa técnica da Seat Sport estará em permanência durante o fim-de-semana para garantir assistência aos clientes e equipas privadas.

Diferenças entre modelos
Embora repleto de tecnologia de competição e desenvolvido do zero pela equipa Seat Sport, o Leon Cup Racer é um parente muito próximo do Leon CUPRA. Por baixo do design imponente e único, a carroçaria do Leon garante uma elevada rigidez apesar do baixo peso, duas características cruciais na condução limite da competição que exige a maior precisão, velocidade e agilidade em pista. O motor do Cup Racer é o 2.0 TSI com 330 CV de potência e um binário máximo de 400 Nm, também muito próximo do bloco que equipa o Leon Cupra. Este bloco está associado à caixa de velocidades DSG de dupla embraiagem e ao eixo dianteiro com diferencial electrónico autoblocante, também originários do Leon de série mais potente de estrada.

Face à edição anterior, o novo Leon Cup Racer 2016 conta com melhorias na resistência e no efeito-solo graças ao novo pacote aerodinâmico, que aumentou a velocidade em recta e nas curvas. O sistema de refrigeração e de escape têm melhor rendimento, enquanto os amortecedores são ajustáveis nas duas direcções para que o piloto consiga encontrar a melhor afinação para a pista respectiva e estilo de condução. Por último, um novo depósito de segurança com 100 litros de capacidade e sistema rápido de reabastecimento, uma característica muito útil, especialmente nas provas de resistência.

Já a versão Leon Cup Racer TCR diferencia-se por vir equipada com uma nova transmissão, mais leve e mais ajustável, bem como um sistema de travagem mais resistente e leve. A caixa, do tipo sequencial de seis velocidades, foi desenvolvida pela SADEV, e pode ser operada através de patilhas no volante em vez da tradicional alavanca de punho. Esta especificação para resistência inclui também um robusto diferencial com bloqueio mecânico e sistema de travagem Radi-CAL com pinças de travão AP de seis êmbolos. Em termos de custos, a Seat propõe o novo Leon Cup Racer com transmissão DSG por 85 mil euros, custando o Leon Cup Racer TCR por 110 mil euros.