Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Stefano Domenicali assume liderança da Lamborghini

Stefano Domenicali será o novo Presidente e CEO da Automobili Lamborghini, a partir do dia 15 de Março de 2016. Domenicali sucede assim a Stephan Winkelmann, que assumirá o cargo de CEO da parte desportiva da filial Quattro GmbH da Audi. “Ao longo dos últimos onze anos Stephan Winkelmann transformou a Lamborghini num líder global na produção de carros superdesportivos. O seu sucessor, que também possui uma rica e vasta experiência nesta área, vai continuar este sucesso”, destaca Rupert Stadler, Presidente do Board da Audi AG e Presidente do Conselho de Administração da Automobili Lamborghini S.p.A.

Nascido em 11 de Maio 1965 em Imola, Domenicali formou-se em 1991, depois de um percurso académico na área de Administração de Empresas na Universidade de Bolonha, tendo iniciado a sua carreira profissional no Departamento Financeiro da Ferrari. Em 1993, assumiu o cargo de Director de Planeamento de Negócios da Scuderia Ferrari. Também foi director do circuito de Mugello, que pertence à Ferrari. Em 1996, Domenicali passou a ser responsável por patrocinadores da Scuderia Ferrari, antes de se tornar Director Desportivo da equipa de Fórmula 1, em 1998.

De 2004 a 2007, chefiou a Direzione Sportiva F1. Em 2008 foi o Director da Scuderia Ferrari F1, que ganhou Campeonato Mundial de Construtores daquele ano. Entre 2009 a 2014, Domenicali representou a Ferrari no Conselho Mundial de Desporto Automóvel na FIA (Federação Internacional do Automóvel), ao qual ainda hoje pertence. Actualmente é Presidente da Comissão “Single Seater” da FIA.

Desde novembro de 2014, ocupa o cargo de Vice-Presidente de Novas Iniciativas para a Área de Negócios da Audi AG. Em 2002, recebeu a Ordem do Mérito da República Italiana (Ufficiale Ordine al Merito della Repubblica Italiana). Stefano Domenicali salienta: “Estou muito satisfeito para assumir os desafios deste grande legado. Agora é meu dever continuar os sucessos que o meu antecessor, Stephan Winkelmann, alcançou para a Automobili Lamborghini.”

Stephan Winkelmann comentou: “Fui responsável pela Lamborghini num período significativo e áureo na sua história. Como objectivo utilizei o potencial da marca para alcançar metas muito ambiciosas e os dados corporativos chave que apresenta hoje a Lamborghini: um crescimento contínuo e rentável como, ainda, concentrar-se no desenvolvimento de novos produtos, novos processos e em muitos outros sectores. Juntamente com os meus colegas do Conselho de Administração, foi-me facilitada a tarefa para um novo sucesso, o lançamento de uma terceira série de modelos em 2018.

Estes sucessos não teriam sido possíveis sem a paixão, competência, criatividade e coragem que estão enraizadas no ADN da Lamborghini e nos nossos colaboradores. Gostaria de agradecer, desde já, a todos do fundo do meu coração.” Winkelmann nasceu em Berlim, em 18 de outubro de 1964 e passou a sua infância e adolescência em Roma. Ocupou diversos cargos de relevo no seio do Grupo Fiat, nomeadamente na Alemanha, Áustria e Suíça antes de ser nomeado Presidente e CEO da Automobili Lamborghini em 2005.

Entre 2004 e 2015 os números de vendas da Lamborghini mais que duplicaram e o volume de negócios mais do que triplicou. A Rede de Concessionários também triplicou, abrangendo agora 135 Concessionários em 50 países. Durante esse período de tempo, o número de empregados também duplicou, sendo hoje em dia de 1.300 colaboradores. Sob a batuta de Winkelmann, foram lançadas algumas variantes do Gallardo até aos V10 Huracán V10 e Aventador V12, bem como algumas séries limitadas, estabelecendo novos recordes de vendas. Em 2015, foi anunciada a produção de um SUV de luxo, o “Urus”, a ser fabricado nas instalações de Sant’Agata Bolognese a partir de 2018, marcando o início de uma nova era para a marca.