Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW celebra centenário com protótipo dos próximos 100 anos

A BMW celebrou ontem 100 anos de vida, numa cerimónia especial onde foi revelado o protótipo Vision Next 100. Segundo Harald Krüger, CEO do Grupo BMW, este protótipo revela o caminho que a marca irá seguir nos próximos 100 anos, sobre o que serão os futuros modelos autónomos da marca, sendo apenas um dos quatro modelos alusivos ao mesmo tema que serão apresentados no decorrer do ano, sendo os restantes aplicados às restantes marcas do Grupo, como a Mini, Rolls-Royce e à divisão de motociclos da BMW.

Este protótipo utiliza uma carroçaria em fibra de carbono e plástico, e recorre a um conjunto de portas de abertura automática em formato de asa de gaivota, que abrem automáticamente sempre que se aproximar da viatura com uma chave inteligente. No interior destaca-se o volante, que recolhe para facilitar a entrada. Este dispõe de dois modos de operação, Ease, onde é utilizado o modo de condução autónoma, ou Boost, onde é o condutor que assume o controlo.

Para tal, terá acesso a um inovador painel de instrumentos, que recorre a um sistema designado de Alive Geometry, que permite transformar tanto o interior como o exterior do veículo (alterando a cor do carro, a cor da grelha e das ópticas) de acordo com o modo de operação escolhido.

Este veículo não utilizará somente um painel de instrumentos, sendo usado um sistema de realidade aumentada no pára-brisas para uma maior interacção com o mundo. A ocasião permitiu aos convidados reverem alguns marcos e modelos históricos da marca Bávara. As comemorações da data serão realizadas em dois locais específicos (Future Experience na BMW Welte) e no Museu da Marca, onde serão expostas 100 obras primas da marca. Será igualmente realizado um festival artístico, em Munique, de 9 a 11 de Setembro, com vários convidados do mundo da música.