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SEAT apresenta lucros pela primeira vez desde 2008

A SEAT revelou os resultados do ano de 2015, de onde se destaca o regresso aos lucros, pela primeira vez desde 2008. A empresa encerrou 2015 com um lucro depois de impostos de 6 milhões de euros, face aos prejuízos de 66 milhões de euros em 2014. O segredo destes resultados devem-se ao significativo aumento nas vendas e ao lançamento de novos e fundamentais modelos, que vieram reforçar a oferta da marca nos diversos mercados internacionais onde actua, tendo o lucro médio por veículo crescido 3,5%. Com uma facturação total de 8.332 milhões de euros, este resultado representa um crescimento de 11 % face ao ano anterior, tendo sido o melhor resultado de sempre da empresa e o dobro do valor em comparação com 2009.

“Os ganhos da SEAT em 2015 foram duplos – não só alcançámos o primeiro resultado positivo desde 2008, como esse resultado foi alcançado em ano de enormes desafios. Estamos a implementar a estratégia que nos permitirá alcançar e manter uma rentabilidade duradoura. Temos pela frente um futuro brilhante, graças ao lançamento de novos produtos e à integração de novas tecnologias nas áreas da mobilidade e da conectividade”, assegurou Luca de Meo, Presidente Executivo da SEAT, no decurso da apresentação dos resultados anuais de 2015.

O crescimento das vendas pelo terceiro ano consecutivo, atingindo a barreira das 400.000 unidades entregues num único ano, é resultado da recuperação de alguns mercados europeus como Espanha e Itália, reforçado com o crescimento pelo quinto ano consecutivo na Alemanha, o maior mercado da SEAT, bem como pelo crescente sucesso da marca no mercado Mexicano. O crescimento estável nas vendas do Leon e do Ibiza, com as vendas de 2015 a totalizarem 160.900 (+4.4%) e 153.600 (+2.4%) unidades, respectivamente, o forte crescimento do Alhambra (+17.2%) e o sucesso do Audi Q3 foram fundamentais para o aumento do volume de vendas e do volume de facturação da SEAT, que aumentou nestes seis anos seguidos.

A solidez do negócio permitiu à SEAT responder com um aumento no investimento na publicidade e no marketing, acções que reforçaram a familiaridade com a marca, aumento nos gastos com o pessoal através do reforço das remunerações e um considerável aumento no investimento e na expansão de I&D para o lançamento de novos modelos, incluindo as alterações na Linha 1 da fábrica de Martorell para receber a nova plataforma MQB A0. Em 2015 a SEAT gastou 586 milhões de euros em investimentos e na área de I&D, 28% mais do que no ano anterior. Nos últimos cinco anos, os gastos da SEAT nesta área atingiram, por alto, os 2.700 milhões de euros.