Secções

Notícias

Ensaios

EspaçoNotícias

Foguetão Falcon 9 da Space X aterra com sucesso

A Space X, empresa privada de Elon Musk (dono da Tesla) que fornece a NASA, concluiu uma missão de abastecimento à ISS (International Space Station) com sucesso, tendo o seu lançamento decorrido na sexta feira à noite (22:43, Hora de Lisboa), e o módulo com mais de 3,1 toneladas de mantimentos críticos para a Estação ter atingido o seu destino ontem, pelas 13:23.

Nessa carga, encontrava-se o módulo BEAM (Bigelow Expandable Activity Module), que tem como objectivo aumentar o espaço habitável na estação para os astronautas, com mais 16 metros quadrados de área útil para os mesmos, ficando ligado ao módulo Tranquility durante os próximos dois anos, para servir de estudo à durabilidade de módulos temporários à estação.

Mais importante que o reabastecimento da Estação foi o funcionamento perfeito de todos os módulos do foguetão Falcon 9, que utilizou o nome de missão CRS-8 (Commercial Resupply Services Mission 8), tendo o lançamento decorrido sem problemas, bem como a separação dos módulos, a aterragem do primeiro módulo e a chegada do módulo com carga à Estação.

Esta foi a primeira vez que a o foguetão Falcon 9, após o lançamento e separação do módulo com a carga, conseguiu aterrar com sucesso na plataforma da Space X, colocada no Oceano Atlântico. Esta plataforma, controlada remotamente e, estranhamente apelidada de “Of Course I Still Love You” (É obvio que ainda te amo), encontrava-se à deriva, mas ainda assim serviu para que o módulo Falcon 9 aterrasse com sucesso 8 minutos e 30 segundos após o lançamento (6 minutos depois da separação do módulo de carga).