Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Pneus Goodyear FUELMAX contribuem nas poupanças do Efficiency Run 2015 da Mercedes-Benz

Os pneus de camião Goodyear FUELMAX de resistência de rolamento optimizada que participaram no teste Efficiency Run 2015 da Mercedes-Benz contribuíram para uma redução total no consumo de combustível que atingiu 14%. O Efficiency Run 2015 foi organizado pelo fabricante de camiões Mercedes-Benz para mostrar que é possível baixar muito o consumo de combustível, logo, as emissões de CO2, e reduzir os custos operacionais se a optimização incidir no motor e também no veículo globalmente.

O teste procurou ainda utilizar equipamento disponível no mercado, como os pneus de camião Goodyear FUELMAX eficientes no consumo de combustível, para mostrar o que se pode obter nos dias de hoje. As empresas de transporte DB Schenker Logistics e Grosse-Vehne participaram nos testes com combinações de semirreboque normais equipadas com pneus de camião Goodyear FUELMAX. As unidades usadas foram os Mercedes-Benz Actros 1842 e Actros 1845, optimizadas apenas com componentes actualmente disponíveis no mercado e equipadas com o sistema Predictive Powertrain Control (PPC).

Utilizaram-se semirreboques Krone Eco de peso optimizado, também disponíveis no mercado, com equipamento aerodinâmico para reduzir o atrito. Os pneus de camião utilizados foram 315/70R22.5 Goodyear FUELMAX S nos eixos dianteiros, 315/70R22.5 Goodyear FUELMAX D no eixo motor e 385/55R22.5 Goodyear FUELMAX T nos eixos do reboque. A gama de pneus de camião FUELMAX da Goodyear é a mais eficiente no consumo de combustível, sendo a baixa resistência de rolamento a sua principal vantagem, obtida sem prejuízo de outras áreas chave de desempenho como a quilometragem ou a eficiência de travagem em piso molhado. Cada uma das duas combinações de semirreboque consumiu cerca de 12 a 14 % menos combustível do que combinações de semirreboque normais das respectivas empresas transportadoras, com base nos números de 2014.

“Estamos muito satisfeitos com a escolha dos nossos pneus de camião eficientes no consumo de combustível Goodyear FUELMAX para o projecto Efficiency Run,” referiu Peter Platje, Director de Vendas de Pneus para Camiões OE Goodyear para Europa, Médio Oriente e África. “Os resultados do Efficiency Run 2015 mostram claramente que as frotas podem reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 com o equipamento actualmente disponível no mercado. A simples escolha de pneus de camião premium de baixa resistência de rolamento como os FUELMAX pode ter um forte impacto positivo. Outro exemplo são os testes internos da empresa alemã Spedition Bartkowiak, cujos resultados confirmaram uma potencial poupança de combustível de 1,6 litros aos 100 quilómetros por camião com pneus Goodyear FUELMAX2. Juntamente com outras tecnologias, a redução ainda é maior, como demonstrou a Mercedes-Benz no Efficiency Run 2015.”

As frotas são cada vez mais conscientes da vantagem económica dos pneus para camião Goodyear FUELMAX na redução dos custos operacionais. Estes podem ser ainda maiores com pneus recauchutados como os produtos recauchutados a quente TreadMax FUELMAX D e TreadMax FUELMAX T. O TreadMax FUELMAX D, por exemplo agora disponível em cinco tamanhos muito divulgados: 315/80R22.5, 315/70R22.5, 295/80R22.5, 295/60R22.5 e 315/60R22.5. Estes pneus recauchutados são fabricados pela Goodyear pelos mesmos padrões dos pneus novos e usando os mesmos padrões de banda de rodagem e materiais similares aos dos pneus originais. Assim, os novos pneus FUELMAX duram mais e permitem uma maior poupança de custos.

Concept Efficiency Run