Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Renovado Audi A3 recebe mais tecnologia e novos motores

O modelo de maior sucesso da marca de luxo do Grupo Volkswagen acaba de ser renovado, recebendo um visual mais atraente e moderno, novas soluções tecnológicas e novas motorizações mais eficazes. Previstos para chegarem ao mercado nacional durante o mês de Julho, o novo A3 recebe o visual já disponível no novo A4, com as novas ópticas a utilizarem lâmpadas de Xénon de série, mas tendo em opcional o brilhante sistema Matrix LED, já disponível em modelos de gamas superiores da Audi.

Estas alterações serão aplicadas em toda a gama A3, tanto no coupé de três portas, Sportback, Limousine e Cabriolet, sendo que este último apenas estará previsto chegar ao mercado durante o mês de Agosto. As grandes novidades vão para o interior, onde passa a estar disponível o painel de instrumentos digital Audi Virtual Cockpit, com o seu ecrã de 12,3 polegadas, já disponível no A4, TT e Q7.

Em termos de sistemas de assistência à condução, o novo A3 recebe o sistema Audi Active Lane Assist e o Audi Pre-Sense à frente, que incluí a protecção de peões predictiva. Igualmente novo é o Assistente de trânsito, que trabalha em conjunto com o Audi Adaptative Cruise Control (ACC), que permite manter o veículo a uma distância de segurança do veículo da frente, podendo circular em tráfego lento (até 65km/h) sem assistência do condutor, assumindo o sistema tanto a aceleração, travagem e direcção em estradas com faixas bem delineadas.

Em termos de motorização, a nova gama A3 passa a ser composta por seis motorizações, três a gasóleo e três a gasolina. Começando pela gasolina, passa a estar disponível a nova motorização de três cilindros 1.0 TFSI de 115cv e 200Nm, sendo seguida pelo 1.4 TFSI COD Ultra, com sistema de desactivação de cilindros com 150cv e 250Nm, e pelo renovado 2.0 TFSI com 190cv e 320Nm de binário.

A nível de motorizações TDI, o novo A3 contará com o 1.6 TDI, agora com 110cv, e duas versões do 2.0 TDI, com 150 e 184cv. Continua a estar disponível, só na versão Sportback de cinco portas, a versão e-tron Plug-In Hybrid, composta por um motor 1.4 TFSI a gasolina que funciona em conjunto com um motor eléctrico de 75kW, que garantem uma potência total de 204cv. O novo de gama, S3, recebe uma ligeira melhoria, passando o 2.0 TFSI deste modelo a debitar agora 310cv de potência e 400Nm de binário, sendo esta motorização acompanhada da caixa S tronic e sistema de tracção integral Quattro.