Secções

Notícias

Ensaios

Duas Rodas

BMW introduz sistema de chamada de emergência nas suas motorizadas

Os sistemas de chamada de emergência, algo que já tem vindo a ser oferecido em praticamente todos os carros novos produzidos e vendidos na Europa, chegará às motorizadas já a partir de 2017, com a introdução do sistema BMW Intelligent Emergency Call. Esta solução será inicialmente um opcional para toda a gama de motorizadas lançadas a partir do próximo ano, podendo esta vir a ser implementada de série em todos os modelos.

Esta solução utiliza um sistema GPS para localização da motorizada, bem como um módulo de comunicação, que entrará em contacto com o centro de Emergência da BMW caso o sensor de inclinação e o acelerómetro detectem a ocorrência de um acidente a alta velocidade, utilizando o microfone de alto débito e um altifalante instalados no punho da motorizada para a realização da chamada de emergência.

Caso seja registado um embate menor, a chamada só ocorrerá 25 segundos depois, permitindo assim aos motociclistas cancelarem a chamada, caso não seja preciso qualquer tipo de assistência. O sistema poderá ser activado manualmente, permitindo ao condutor chamar por ajuda caso presencie um acidente na estrada com outros condutores.

BMW Motorrad Emergen_02