Secções

Notícias

Ensaios

Desporto

Max Verstappen faz história na Fórmula 1

O jovem piloto Holandês fez história durante o Grande Prémio de Espanha, que decorreu no fim-de-semana passado, ao ter conseguido vencer a sua primeira corrida, naquela que foi a primeira prova aos comandos de um Red Bull. O jovem Verstappen, que foi promovido recentemente à Red Bull Racing após uma promoção interna, que no fundo serviu para “despromover” o russo Daniil Kvyat (que rumou à Toro Rosso), consegue assim entrar na história do desporto ao garantir a sua primeira vitória num grande prémio de Fórmula 1 com apenas 18 anos.

Este resultado só foi possível devido a um incidente na curva 4 da primeira volta, que resultou numa colisão de Hamilton com Rosberg, durante uma tentativa de ultrapassagem falhada. Este incidente já foi justificado pelo uso incorrecto do modo de motor de Rosberg, que estaria com o sistema KERS desactivado, tornando o seu Mercedes-AMG 17km/h mais lento, mas quando se apercebeu, já Hamilton o estaria a ultrapassar, resultando na colisão de ambos os monolugares. Com este incidente, a Mercedes terminou a série de 10 triunfos e 62 grandes prémios consecutivos a pontuar.

Quem aproveitou a situação foram os quatro pilotos da Ferrari e Red Bull Racing, tendo Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Sebastien Vettel aproveitado a ocasião para realizar o confronto mais emocionante da época, tendo os quatro pilotos chegado a registar apenas 5 segundos de diferença entre eles. Foi apenas graças à estratégia de pneus que Verstappen e Raikkonen se distanciaram dos seus companheiros de equipa, tendo o jovem piloto Holandês realizado uma prova brilhante e de grande maturidade para impedir a ultrapassagem do piloto Finlandês. Vettel acabaria por terminar a prova em terceiro lugar, seguido de Daniel Ricciardo, que sofreu com um furo a uma volta do fim, mas ainda assim conseguiu garantir o lugar à frente de Valtteri Bottas da Williams Renault.

Após esta prova, Rosberg mantém a liderança no campeonato de pilotos com os seus 100 pontos, sendo seguido por Raikkonen com 61 pontos, Hamilton com 57, estando Vettel e Ricciardo empatados na quarta posição com 48 pontos. Em termos de construtores, a Mercedes-AMG Petronas continua a liderar com 157 pontos, mas a Ferrari conseguiu recuperar a distância para esta, estando agora com 109 pontos, e a Red Bull Racing com 94 pontos.

FIA F1