Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Postos de carregamento eléctrico no Japão superam os postos de abastecimento

Graças ao facto de ter sido o primeiro país a utilizar, em massa, veículos eléctricos, e pelo forte contributo estatal através de subsídios para a compra de veículos eléctricos, o número de postos de carregamento eléctrico superou o número de postos de abastecimento de combustíveis fósseis.

Segundo a Nissan, existem mais de 40 mil postos, face às quase 34 mil bombas de combustível, sendo 2.819 postos de carregamento rápido do tipo CHAdeMO DC, um valor significativamente superior aos 1.532 pontos similares existentes na Europa, ou 854 postos existentes nos EUA. Contudo, os mais críticos das medidas governamentais de incentivo a energias alternativas afirmam que grande parte dos 40 mil postos de carregamento são privados, logo, não estão acessíveis ao público.

Porém, usando redes sociais como o PlugShare.com, é possível aceder a postos de carregamento privados, onde alguns dos seus membros partilham os seus postos privados para outros membros, em alguns casos gratuitamente. Apesar da elevada rede de postos de carregamento eléctrico, o número de veículos eléctricos no mercado japonês ainda é bastante reduzido face aos modelos com motor de combustão, sendo um dos principais factores o elevado tempo de carregamento das baterias, face ao reduzido tempo de abastecimento dos veículos com motores de combustão.