Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

BMW fornece 100 i3 eléctricos para a polícia de Los Angeles

A BMW anunciou que ganhou um contracto com o departamento policial de Los Angeles (LAPD) para o fornecimento de 100 modelos BMW i3 totalmente eléctricos. Este contracto está relacionado com a iniciativa da câmara municipal de Los Angeles, o “Plano de Cidade Sustentada”, que pretende substituir metade das viaturas estatais ligeiras por modelos eléctricos até 2017. Estes BMW i3 serão usados para situações não prioritárias, ou seja, serão usados para situações de transporte básico e proximidade com a comunidade.

Antes da decisão ter sido tomada, a LAPD utilizou um BMW i3 e um Tesla Model S P85D para testes, como forma de averiguar qual o modelo mais adequado para a finalidade. Apesar do Tesla P85D ter sido um modelo mais espaçoso e mais potente, o BMW i3 foi o modelo escolhido por custar menos de metade que o modelo da Tesla (42 mil dólares face a 100 mil dólares, nos Estados Unidos).

Por sua vez, a BMW indica que a escolha do i3 se ficou a dever à elevada eficiência, fiabilidade, capacidades de ligação (para estar sempre ligado ao centro de gestão de frota do departamento) e a vasta rede de suporte da BMW como as razões que levaram à LAPD a ter escolhido o BMW i3 face ao modelo rival a concurso. A BMW anunciou que irá desenvolver uma ferramenta proprietária, mas devidamente personalizada, que permitirá monitorizar cada viatura.

Para garantir o abastecimento destes modelos eléctricos, a LAPD está em conversações com a Greenlots, uma companhia especializada em sistemas de carregamento de veículos eléctricos, que irá instalar 100 carregadores de nível 2 e quatro carregadores DC de carregamento rápido, que permitirão carregar 80% da bateria de um BMW i3 em menos de meia hora. As primeiras unidades deverão ser entregue ainda este mês.