Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Goodwood recebe Mazda MX-5 RF

O Mazda MX-5 RF (Retractable Fastback), revelado durante o último Salão de Nova Iorque, será uma das estrelas maiores do “Goodwood Festival of Speed”, evento cuja edição 2016 tem hoje início. O novo modelo, que fará assim a sua estreia europeia, será a peça central do stand da Mazda. Dedicada ao passado, presente e futuro deste roadster, aquele que é o verdadeiro best-seller de sempre à escala mundial, o espaço também terá exposta a edição nº 1.000.000 (produzida no Japão em Abril), bem como dois concepts: o MX-5 Spyder e o MX-5 Speedster.

Este modelo segue as pegadas da versão de hardtop retrátil da geração anterior, estando a nova capota preparada para abrir e fechar com a simples pressão num interruptor, mesmo com o carro em movimento (até aos 10 km/h). Tal como o seu antecessor, é característico do MX-5 RF ter uma das aberturas mais rápidas do presente, combinando os aspectos práticos e de conveniência de um tejadilho eléctrico com as distintivas novas linhas que se adequam perfeitamente ao design de inspiração KODO, partilhado com a também nova geração do MX-5 com tejadilho de lona.

No início deste ano, esta quarta geração do MX-5 tornou-se no primeiro modelo a conquistar tanto o titulo de “Carro Mundial do Ano”, como o de “Design de Carro Mundial do Ano”, alcançando ambos os ceptros na edição de 2016 do prestigiado certame automóvel. Tendo chegado à Europa no Outono passado, a geração “ND” alcançou, até à data, nada menos do que 70 prémios, somando-se aos 225 conquistados pelas três primeiras gerações do MX-5. O MX-5 RF deverá chegar aos mercados da Europa no início de 2017.

A Mazda é uma presença habitual em Goodwood. No ano passado, a herança de competição da Mazda foi o tema central, através de uma espectacular escultura com uma altura de 40 metros, colocada frente à Goodwood House, com dois Mazda de competição a acelerar rumo às nuvens, numa dupla faixa de vigas de aço entrelaçadas. Um desses carros era o Mazda 787B, modelo que venceu as 24 Horas de Le Mans há exactamente 25 anos, sendo o único automóvel a consegui-lo com um motor rotativo e também o único modelo asiático até ao presente a saborear a vitória. O “Goodwood Festival of Speed” decorre ao longo de todo este fim-de-semana na propriedade com o mesmo nome, perto de Chichester (Inglaterra).