Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Nissan e Eaton desenvolvem solução de armazenamento energético para centro de dados

A Nissan e a Eaton juntaram forças para fornecerem uma solução inovadora de armazenamento de energia, incorporando fontes de energia renováveis, para o novo centro de dados “ecologicamente responsável” da empresa alojadora de serviços de TI e em nuvem, Webaxys, baseada no Parque Ecológico de Saint-Romain de Colbosc, na Normandia.

A solução de armazenamento de energia oferece uma “segunda vida” às baterias de veículos eléctricos da Nissan, o que aliado às tecnologias de fornecimento de energia ininterrupta da Eaton, proporciona uma solução de armazenamento e controlo de energia industrial para a gestão de centros de dados.

Esta solução da Nissan e da Eaton permite, não só a integração de fontes renováveis locais, mas também proporciona às empresas retirar e voltar a fornecer energia à rede, garantindo sistemas de gestão energética estáveis e económicos. Os centros de dados já representam entre 1,5% e 2% do consumo de electricidade mundial e esta representatividade aumenta acentuadamente cada ano. Contudo, o facto de as necessidades energéticas de centros de dados não conseguirem tolerar a mais ligeiras falhas de energia torna a aplicação de fontes de energia renováveis particularmente difícil.

Com o novo sistema de armazenamento e controlo de energia da Eaton e da Nissan, empresas como a Webaxys podem armazenar energia assim que produzida para que possa ser utilizada com base na necessidade para alimentar o seu negócio. Isto ultrapassa riscos associados às fontes de energia renováveis, que são mais susceptíveis a interrupções no fornecimento e assegura o fornecimento de energia pura e de qualidade.

Gareth Dunsmore, Director de Veículos Eléctricos da Nissan na Europa afirmou: “Esta instalação na Webaxys assinala um momento histórico para os centros de dados na sua busca por se tornarem energeticamente autónomos no futuro próximo. Combinando a experiência da Nissan em termos de design de veículos e de tecnologias de baterias fiáveis com a liderança da Eaton na qualidade de electrónica de gestão de energia, esperamos demonstrar que a gestão energética de centros de dados pode ser estável, sustentável e económica no futuro próximo”.

Durante a COP21 (Conferência de Paris das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas) no último ano, a Eaton e a Nissan anunciaram uma parceria concebida para fornecer soluções de armazenamento de energia ao mercado. Enquanto líder global do mercado de veículos eléctricos, as baterias de veículos eléctricos da Nissan têm assim uma segunda vida e serão reutilizadas no sistema. Esta abordagem ecologicamente responsável maximiza a utilização das baterias antes do final da sua vida, minimizando a utilização de recursos naturais. Após a abertura da instalação em Saint-Romain de Colbosc, na Normandia, a Webaxys planeia abrir uma série de centros de dados regionais que utilizam esta mesma tecnologia e a integram na economia local, minimizando o impacto ambiental e o consumo de energia.

Nissan Eaton_02