Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Cinco “gamers” batem recorde do Guiness ao volante de um Ford GT

Decorreu durante a Gamescom, o maior certame europeu de videojogos que se realiza todos os anos em Colónia, na Alemanha, mais uma prova do quanto as marcas estão a apostar naquele que tem vindo a tornar-se no maior mercado de entretenimento global, o dos videojogos.

Foi por esta razão que a Ford esteve presente neste certame com a exposição do Ford GT que se sagrou vitorioso nas últimas 24 Horas de Le Mans, tanto real como virtual, tendo este último sido o “bólide” (embora virtual) para que, com a ajuda de cinco adeptos de videojogos, pudessem alcançar um novo título no Guiness World Records.

O recorde alcançado foi o de “a mais longa video maratona num jogo de corridas”, tendo este feito sido realizado pela britânica Cara Scott, de 25 anos, Hélène Cressot, da França, Johannes Knapp, 30 anos, da Alemanha, Andrea Lorenzo Facchinetti, de 42 anos, de Itália e Jesús Sicilia Sánchez, 23 anos, de Espanha.

Estes cinco “gamers” percorreram uma versão simulada do circuito de La Sarthe, usado para as 24 Horas de Le Mans, durante 48 horas, 29 minutos e 21 segundos, completando assim um total de 41.004 quilómetros e 3.015 voltas virtuais, quebrando assim o recorde anterior de 48 horas e 1 minuto.

Para “sobreviverem” à árdua tarefa, os pilotos virtuais tiveram que estabelecer uma base para pequenas sestas, e consumir bastantes doces e refrigerantes, num total de 32 bebidas energéticas, 146 garrafas de água, 47 garrafas de refrigerantes e 3 quilos de doces. O título Guiness World Records fois posteriormente apresentado no stand da Microsoft durante o Gamescom.

“Eles fizeram um trabalho incrível. Tal como conduzir no verdadeiro Le Mans, esta conquista requeria níveis extremos de concentração, atenção aos detalhes e, o mais importante, de resistência, porque eles tinham que competir durante o dobro do tempo do que nós corremos”, disse o piloto da equipa Ford Chip Ganassi Racing Stefan Mücke, que compete com o Ford GT no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, e que deu a partida para a corrida virtual.

Comparando com as 136 voltas de Mücke em Le Mans, completadas durante 9:05.40 horas de condução real, os cinco ‘gamers’ efectuaram uma média de 603 voltas cada um nas 48:29.21 horas de condução virtual, sendo os 41.004 quilómetros percorridos pelo grupo equivalentes a uma volta ao mundo a conduzir. Este desafio foi realizado com o título Forza Motorsport 6 para a Xbox One, na sede da Ford na Europa, igualmente em Colónia.

“Para mim, é incrível que alguém consiga manter-se acordado a noite toda, seja para uma maratona de carros ou para estar quatro dias a ver televisão”, disse Lena Kuhlmann, juiz oficial do Guiness World Records. “Dois dias de jogos de corridas é um esforço superlativo. A resistência dos jogadores é notável. Eles estavam envolvidos, concentrados e a divertirem-se mesmo após o recorde ter sido quebrado. Também é óptimo ter o Ford GT verdadeiro à vista, para evitar que os jogadores fiquem completamente imersos no mundo virtual.”