Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Marginal do Estoril no TOP 5 das melhores estradas da Europa

TomTom revela fórmula para a melhor experiência de condução de verão e divulga o que torna algumas viagens épicas e outras um flop. À medida que as pessoas se preparam para as viagens de verão, a TomTom, em parceria com o psicólogo David Holmes, desenvolveu uma fórmula para identificar os 25 melhores percursos europeus para viagens de carro no verão.

O Dr. Holmes analisou elementos da experiência de condução que são importantes para planear uma viagem de carro no verão, incluindo o número de curvas e subidas, volume de tráfego, tipo de paisagem e condições climatéricas; e combinou estes factores com os resultados de um inquérito da TomTom a 14.000 condutores na Europa.

Considerando os resultados do estudo e o seu conhecimento especializado em comportamento humano, o Dr. Holmes desenvolveu a fórmula Melhor Experiência de Condução no Verão (Ultimate Summer Drive -USD) para ajudar os condutores a terem a melhor experiência possível.

Fórmula Melhor Experiência de Condução no Verão (USD) =
((P+T) x (R+SC)) x100/21.3333
SS+AT+W

T = Tipo de estrada
SS = Inclinação e obliquidade
AT = Volume de tráfego
P = Pontos de paragem
R = Isolamento da estrada
SC = Paisagem circundante
W = Condições climatéricas

A fórmula USD1 resulta numa percentagem de ‘Viagem Perfeita’ que pode ser usada para identificar os melhores percursos. Sobre esta conclusão, Sofia Veríssimo, Country Manager TomTom Portugal comenta: “Por todo o mundo existem estradas incríveis com paisagens maravilhosas por descobrir e uma viagem de carro no verão pode ajudar nessa demanda.”

“A fórmula para a Melhor Experiência de Condução no Verão da TomTom, e as funcionalidades chave nos nossos equipamentos, incluindo Mapas Vitalícios e informação de trânsito em tempo real, tornam mais fácil conduzir pelas estradas mais incríveis da Europa, e viver uma experiência mais agradável que nunca. A condução de Verão deve ser tranquila e emocionante e é para ser apreciada e aproveitada. Sabemos que conduzir é uma paixão para muitas pessoas, e temos a certeza que as 25 das melhores estradas que identificámos para conduzir no Verão vão gerar discussões entre os entusiastas de carros por todo o continente!”, acrescenta.

Desenvolvida através das variáveis identificadas no estudo, a fórmula USD vai tornar mais fácil que nunca planear uma viagem de verão:
Paisagens incríveis (prontas para o Instagram): 70% dos condutores indicou uma paisagem fantástica como um elemento chave para uma viagem de férias mas tem que ser adequada às redes sociais com 16% dos condutores a
admitir que paisagens prontas a fotografar são um factor decisivo no sucesso de uma viagem de carro.
Uma grande estrada: Para mais de 1 em cada 5 condutores, a própria estrada é essencial para o sucesso de uma viagem com estradas de duas faixas combinadas com curvas suaves e uma boa vista em frente a serem identificadas como a combinação perfeita para o melhor percurso.
Estradas (quase) desertas: 15% das pessoas referem uma estrada remota, que permite fazer um desvio em relação ao percurso principal e descobrir um local novo (com o ocasional e tranquilizador carro a passar), como sendo algo que torna uma viagem épica e essencial para a fórmula USD.
Pontos de paragem regulares: Pontos de paragem regulares e bem espaçados a cada 50 km com instalações básicas e vistas inesperadas ajudam os condutores a estarem tranquilos e estimulados.
Boas condições climatéricas: Temperaturas altas e uma brisa leve constituem as condições perfeitas para a condução no verão.

Através deste estudo, a vencedora foi a Estrada do Atlântico na Noruega, sendo seguida pela Marginal do Estoril, Lago de Como em Itália, Peloponeso na Grécia e North Coast 500, na Escócia.

Dr. Holmes comenta a fórmula e as cinco principais estradas: “A condução nas férias pode combinar a emoção de descobrir algo novo e um sentido de aventura, criando uma sensação de entusiasmo e liberdade. Planear um percurso, usando a minha fórmula, antes de partir para a aventura de verão, vai ajudá-lo a aproveitar ao máximo a condução e melhorar a experiência geral das férias”.