0 comentários

Opel Astra 1.6 Turbo OPC Line chega em Novembro

por em 8 Setembro, 2016
 

A Opel irá lançar durante o mês de Novembro, com um PVP a partir dos 28.250 euros, a versão mais potente da nova geração Astra, equipada com um novo motor 1.6 Turbo, a gasolina, capaz de debitar 200 cv de potência e um elevado binário máximo de 300 Nm. Depois da entrada do 1.6 BiTurbo CDTI de 160 cv, a gasóleo, o novo 1.6 Turbo completa a gama Astra assumindo a posição de topo de gama nas opções a gasolina e, simultaneamente, de versão mais desportiva do modelo.

Para marcar a diferença, o novo Astra 1.6 Turbo surge exclusivamente com o novo nível de equipamento OPC Line, dotado de para-choques de novo desenho e saias laterais. O novo 1.6 Turbo pertence à mais recente geração de motores Opel, desenvolvida em torno de padrões de elevada eficiência. A arquitetura de baixo peso e a aerodinâmica têm um papel crucial na linha de modelos Astra. O novo motor dá o seu contributo e assume particular destaque, nomeadamente através do recurso a alumínio para o bloco e a cabeça, e através de sofisticados sistemas de distribuição e de alimentação.

O 1.6 Turbo ECOTEC de injecção direta e turbocompressor é o motor a gasolina mais potente da gama Astra. Com elevado débito de 200 cv de potência, possui bloco feito de alumínio capaz de suportar pressões nos cilindros na ordem de 130 bar. O impressionante binário de 300 Nm (com overboost) é um dos fatores que permitem ao novo Astra 1.6 Turbo OPC Line acelerar de zero a 100 km/h em apenas 7,0 segundos. A clássica recuperação 80-120 km/h em quinta velocidade cumpre-se num ápice de 6,9 segundos, sendo possível alcançar a velocidade máxima de 235 km/h.

Para além da notável capacidade de resposta, este potente motor impõe-se também pela progressividade e pela suavidade de funcionamento em todos regimes de rotação. Para alcançar isso, os engenheiros implementaram variadas optimizações nos sistemas de admissão e de escape – que possuem modernos sistemas de variador de fase – incluindo o desacoplamento da tampa da árvore de cames da cabeça do motor através de fixadores específicos e um sistema de vedação exclusivo. Apesar da injecção directa, foi possível reduzir substancialmente os níveis de ruído comparativamente ao motor anterior.

opel-astra-opc-line_02

Como consequência destas medidas ao nível da acústica, o motor é silencioso ao ‘ralenti’ e agradável ao ouvido em todas as outras situações, mesmo a alta velocidade e com regimes e cargas de motor elevadas. Arquitectura leve e motores de última geração em toda a gama – é esta a combinação que faz do novo Opel Astra uma referência em economia e dinâmica. O novo 1.6 Turbo foi concebido para proporcionar elevadas ‘performances’ com reduzidas necessidades de combustível. O consumo médio em ciclo misto, de acordo com a norma NEDC, situa-se em apenas 6,1 l/100.

Esta motorização estará associada à linha de equipamento OPC Line, que se distingue pelo recurso de para-choques dianteiro e traseiro de novo desenho, e saias laterais. Por dentro, como habitualmente nos modelos OPC, o forro do tejadilho e dos pilares é escuro, em vez de claro. A incorporação dos novos para-choques faz o Astra parecer ainda mais baixo e largo. À frente, saltam imediatamente à vista as grelhas sob os faróis, que reforçam o visual dinâmico. Aqui, as lamelas horizontais vão buscar o tema à grelha principal. Por seu turno, o para-choques traseiro é mais volumoso que os das restantes versões. A chapa de matrícula surge inserida numa concavidade profunda limitada por linhas vincadas, enquadrada por módulos que representam extractores de ar.

O Astra 1.6 Turbo OPC Line oferece equipamento de série muito completo. Na extensa lista incluem-se, em evidência, bancos desportivos, jantes em liga leve (17”), sensores de luz e chuva, computador de bordo completo, comutação automática médios/máximos, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, sistema de alerta de saída de faixa (com correcção autónoma da direcção) e alerta de colisão dianteira iminente (com travagem autónoma de emergência), entre muitos outros. No que diz respeito ao infoentretenimento e à conectividade, os sistemas IntelliLink e Opel OnStar são também de série. Para além do Astra 1.6 Turbo, a Opel irá disponibilizar o nível de equipamento OPC Line para os Astra de cinco portas com motores 1.6 BiTurbo CDTI, 1.6 CDTI e 1.4 Turbo.