Secções

Notícias

Ensaios

Notícias

Ferrari diz “arrivederci” às caixas manuais

Com a evolução que temos assistido no desenvolvimento de novas caixas de velocidade, tanto em termos de velocidade de funcionamento como na capacidade de garantirem o regime ideal para optimizarem os consumos da motorização associada, as caixa de velocidades manuais têm os dias contados, sendo a Ferrari o último fabricante a dizer adeus a esta solução.

Durante o Salão do Automóvel em Paris, o CTO (Chief Technology Officer) da Ferrari, Michael Hugo Leiters, anunciou que a Ferrari desistiu de fabricar caixas manuais por questões de desempenho. “A Ferrari corresponde a design, desempenho e tecnologia de ponta, razão pelo qual as caixas de velocidade deixaram de ser uma opção, por não conseguirem reunir o desempenho oferecido pelas actuais caixas de dupla embraiagem utilizadas.”

Esta medida não surpreende ninguem, especialmente se tivermos em conta que os rivais mais directos da Ferrari, como a McLaren e a Mercedes deixaram de usar caixas de velocidade manuais há décadas. O único fabricante rival da Ferrari que demonstrou manter o interesse em desenvolver este tipo de caixas é a Porsche, que afirmou que enquanto os seus clientes desejarem, a caixa manual continuará a ser uma opção.